segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Fim de semana é marcado por curso de vinho com certificação internacional

O Spazio Mateus recebeu no último sábado, 11, o reconhecido curso de vinhos WSET Nível 1, presente em mais de 60 países. Essa foi a primeira vez que o curso foi realizado no Maranhão e deu oportunidade a várias pessoas aprofundarem seu conhecimento pela bebida, por meio da Eno Cultura em parceria com o Grupo Mateus.
O curso é o mais ministrado no mundo e tem certificação com reconhecimento internacional pela instituição inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET). Só em 2017, 90 mil pessoas participaram dos cursos promovidos pela WSET, o que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior, demonstrando o interesse das pessoas em conhecer melhor o mundo dos vinhos. “O Brasil entrou para o ‘Top 10’ no ranking de ministração desse tipo de curso, que é dividido em quatro níveis. Tudo isso reflete no interesse pela busca do conhecimento do vinho”, disse Paulo Brammer, responsável pela ministração do curso.
Brammer tem mais de 15 anos de experiência internacional como chef sommelier e ressaltou a importância de aliar o conhecimento adquirido nos cursos com a força de vontade de procurar caminhos próprios que possam agregar. “O vinho é complexo e precisa ser estudado com disciplina. Tente cada vez mais o mundo do estudo próprio. Às vezes pode ser solitário, mas existe esse tipo de estudo pode fazer toda a diferença no processo de quem está mergulhando no conhecimento de vinhos”, garantiu.
O médico Rubens Santos fez exatamente isso. Curioso e interessado por vinhos, ele começou a estudar sozinho sobre a bebida e, agora, resolveu aprofundar os estudos participando do curso. “Todo o conhecimento que eu tenho foi degustando e lendo bastante, mas quando você tem um ensino direcionado é bem melhor, você organiza o conhecimento. Quando foi anunciada a vinda desse curso, não pensei duas vezes porque, certamente, é uma oportunidade única, sem precisar se deslocar para fora do país”, enfatizou.
Durante o curso, Paulo Brammer falou, também, da parceria com o Grupo Mateus. “A estrutura oferecida pelo Mateus é surpreendente, isso sem falar na competência dos funcionários. Tudo isso nos motiva, encoraja e nos leva a crer que estamos no caminho certo para a ampliação desse tipo de conhecimento. É importante unir forças para uma cultura de educação do vinho, que só vem crescendo”, afirmou. A adega do Mateus é a maior do Maranhão, com mais de 1.200 rótulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário