quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Liderança quilombola, Socorro é candidata a deputada federal

 
Natural do Quilombo Estiva dos Mafras, em Mirinzal (MA), a líder quilombola Maria do Socorro do Nascimento Barbosa nasceu em 1964. Nesses 37 anos de lutas e vitórias, mesmo sem mandato, Socorro faz política de verdade. Pessoas de diferentes grupos, etnias e de toda fé estão abraçando sua candidatura à deputada federal. É o povo querendo renovação para voltar a acreditar numa sociedade com mais oportunidades e políticas públicas iguais para todos. Leia mais sobre a sua história de vida e política.
37 anos de lutas e vitórias!
Maria do Socorro do Nascimento Barbosa, (Socorro) nasceu em 1964, no Quilombo Estiva dos Mafras, Mirinzal-MA. Casada, mãe de 3 filhas e Avó de 4 netos.  Em 86, Socorro aceita sua vocação: lutar pelas minorias. Inicia sua militância em prol do movimento negro. Em 37 anos de luta, ampliou seu campo de atuação com conquistas pessoais e coletivas a favor dos negros quilombolas, trabalhadores do campo, movimento sindical e equidade de gênero.
Membro fundadora da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – ACONERUQ. Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombola – CONAQ. Em 92, chega ao PSB, partido que está até hoje, prova da sua fidelidade e convicção política.
Foi Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – FETAEMA de 2004 a 2008. Em 2009 foi eleita Secretária de Meio Ambiente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB. Em 2015, assume a Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria Estadual de Igualdade Racial - SEIR.
Socorro vem, mesmo sem mandato, fazendo política de verdade. Pessoas de diferentes grupos, etnias e de toda fé estão abraçando sua candidatura. É o povo querendo renovação para voltar a acreditar numa sociedade com mais oportunidades e politicas públicas iguais para todos.
Socorro
Candidata a Deputada Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário