quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Osmar Filho pede instalação de suportes para transportar bicicletas nos ônibus de São Luís

Suporto para transportar bicicletas em ônibus é utilizado em várias cidades do mundo
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que a partir do ano que vem assume o comando da Casa para o biênio 2019-2020, solicitou à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a instalação de “bike racks” nos ônibus do transporte coletivo da capital. O requerimento de nº 387/17, encaminhado ao executivo municipal, visa criar iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas na cidade, incentivando a realização de atividades físicas e evitando a circulação de bicicletas em locais onde não têm ciclovias.
O “bike rack” é instalado na parte dianteira dos ônibus e funciona da mesma maneira como os suportes utilizados em automóveis. O mecanismo para destravar o suporte para colocação e retirada da bicicleta é acionado pelo motorista do ônibus, e o procedimento não dura mais do que um minuto.
“Esse sistema é rápido e prático, além de ser muito útil. Por exemplo, quem embarca e desembarca nos terminais, circula pela região litorânea da cidade, pratica atividades físicas, curte o meio ambiente e não corre risco de atropelamento. Além disso, a instalação de bike racks em veículos do transporte público no município de São Luís, tem o objetivo de dar prosseguimento ao que já foi iniciado em linhas metropolitana, como o projeto piloto da Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB”, destaca o parlamentar em sua justificativa.
BIKE RACK
Osmar Filho explicou que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente o produto
O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara municipal já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado.
Já em São Paulo, a SPTrans chegou a implantar bike racks de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário