terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Deputado protocola requerimento para convocar general a prestar contas sobre espionagem a católicos



O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) protocolou na manhã desta terça-feira (12) requerimento para convocar o ministro Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para que ele preste explicações das atividades de inteligência e espionagem sobre o “clero progressista”, reveladas pelo Estadão no último domingo.

O vice-líder do PT, Paulo Teixeira, confirmou ao blog que também pretende protocolar esta semana pedido de explicações ao general.


Segundo a matéria do jornal, o Palácio do Planalto recebeu relatórios de inteligência com detalhes das reuniões de preparação do Sínodo da Amazônia, encontro religioso convocado pelo papa Francisco para outubro, em Roma, e tenta neutralizar o que considera uma brecha para críticas internacionais ao governo por parte de bispos brasileiros da Igreja Católica.

Ao blog Jerry destacou sobre a gravidade da situação envolvendo a suspeita de espionagem por parte de um órgão do Estado brasileiro. “É uma atividade aparentemente ilegal. Esta não é a finalidade da Abin, não é admissível que haja a transformação da Abin em polícia política”, ressaltou o congressista.

Em caso de aprovação do requerimento, o ministro é obrigado a aparecer à Câmara dos Deputados, podendo a sua ausência acarretar em crime de responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário