sexta-feira, 29 de março de 2019

Márcio Honaiser recebe representantes de pessoas com deficiência auditiva do Maranhão



O secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, recebeu, nesta quinta-feira (28), em seu gabinete, o presidente do Instituto Sociocultural, Educacional e Profissionalizante dos Surdos (ISEPS) do Norte do Maranhão, Cláudio Jorge Guimarães e o fundador e vice-presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos, Isaias Leão.

Durante a reunião, eles reivindicaram apoio às famílias beneficiárias de programas sociais executados pela pasta e às entidades que cuidam dos interesses de pessoas com deficiência auditiva.

“O governo Flávio Dino é um governo para todos, por isso as políticas de inclusão são prioridade. Já estamos encaminhando as demandas que recebemos hoje do Instituto e da Federação, para garantir o acesso, cada vez maior, da população maranhense com deficiência, aos programas sociais”, disse Honaiser.

Para Isaias Leão, que também é deficiente auditivo, é fundamental que as autoridades de governo reconheçam a importância de ações destinadas às pessoas com deficiência.

“Ter o apoio do Governo do Estado nos projetos elaborados pelo ISEPS e pela Federação Desportiva dos Surdos significa dar oportunidade de melhoria de qualidade de vida aos mais de 200 mil deficientes auditivos em todo o estado. Nossa missão é lutar pelos nossos direitos e garantir a nossa integração à sociedade”, explicou.

Isaias disse, ainda, que propôs ao secretário Márcio Honaiser, a inserção de um curso de libras voltado para os servidores e colaboradores da Sedes e de outras secretarias do governo, para que os órgãos públicos consigam acolher adequadamente deficientes auditivos.

“É muito importante que haja profissionais qualificados para tratar com esse público, em específico. É necessário que os órgãos invistam em cursos para seus servidores para que a gente consiga ter acesso às informações sobre os programas desenvolvidos dentro do nosso estado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário