segunda-feira, 25 de março de 2019

Recorde! 680 filmes inscritos para a seleção do 42º Festival Guarnicê de Cinema


Audiovisual em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção do 42º Festival Guarnicê de Cinema consolida que o maior e mais antigo evento do cinema nacional no Maranhão também é um dos mais importantes, valorizados e estratégicos festivais do país. Há mais de quatro décadas, a seleção e premiação no Guarnicê garantem a realizadores e produtores alto valor cultural e comercial às suas produções audiovisuais.
Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), a 42ª edição do Festival Guarnicê acontecerá de 14 a 21 de junho/19, em São Luís/MA. Haverá mostras competitivas nacionais e de filmes maranhenses de curta e longa metragem. Exclusivas para realizadores do Maranhão foram inclusas nesse ano as mostras competitivas de curtíssima-metragem, videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário.
Após o encerramento do período de inscrições, a diretora do Dac e coordenadora geral do Festival Guarnicê, Fernanda Santos Pinheiro, anunciou que “foram inscritos 53 obras audiovisuais pela região Centro-Oeste; 229 pelo Nordeste, 16 pela Região Norte; 304 pelo Sudeste e 78 pela região Sul”, disse Fernanda Pinheiro. Ela destacou ainda que 127 obras audiovisuais foram inscritas para concorrerem na Mostra Competitiva Maranhense, sendo 13 filmes publicitários, 31 videoclipes, 11 reportagens, 19 curtíssimas, 47 curtas e 06 longas.
Para concorrerem nas Mostras Competitivas Nacionais foram inscritas 553 obras audiovisuais, sendo 451 curtas e 102 longas. “Além das competitivas haverá mostras não competitivas, ações formativas, bate papos com realizadores e pré-estreias. Todos estão convidados para essa grande festa do cinema nacional, em junho”, disse Fernanda Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário