segunda-feira, 15 de abril de 2019

Detran-MA participa de abertura das Jornadas de Medicina e Psicologia de Tráfego em São Luís


Evento trouxe reflexões sobre a segurança no trânsito 

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participa da 1º Jornada Norte e Nordeste de Medicina de Tráfego e da 2ª Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego, que iniciou na sexta-feira (12), às 20 horas, no Hotel Veleiros. O evento, que continua até domingo (14), é promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego do Maranhão (ABRAMET-MA), e da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT).

A abertura do evento contou com a presença do presidente da ABRAMET, Juarez Monteiro Molinari, do secretário de Educação do Estado do Maranhão, Felipe Costa Camarão, do presidente da ABRAMET-MA, Louis Philip Moses Camarão, da presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND), e diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, da diretora científica da ABRAPSIT, da presidente da ABRAPSIT-MA, Losiley Alves, e representantes de autoridades e da sociedade civil.

O presidente da ABRAMET, Juarez Molinari, abriu o evento falando da história associação, que irá completar 40 anos de fundação, e dos anseios para garantir que os projetos continuem trazendo soluções para redução dos acidentes de trânsito no país. “Sinto-me honrado de estar aqui no Maranhão, junto com demais estados do Norte e Nordeste para discutir assuntos tão pertinentes à sociedade. Não deixaremos de exercer o nosso papel, com resultados científicos para melhorar as políticas de trânsito”, afirmou.

A presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais e Trânsito (AND) e diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, agradeceu a presença de todos no evento que, pela primeira vez no Estado, congrega importantes profissionais para debater a segurança no trânsito e os serviços dos Detrans. Lembrou que este debate é pertinente, não só pelo pioneirismo, mas pelo momento em que os departamentos de trânsito vivem no cenário nacional.

“O momento é desafiador, pois sabemos que muitas das propostas em discussão no governo federal poderão causar um ambiente inseguro no trânsito, inclusive com aumento de sinistros”, avaliou.

Larissa Abdalla lembrou aos participantes que, além de discutir o relevante papel dos médicos e psicólogos de trânsito, será um momento de avaliar o fortalecimento dos setores e os aspectos das mudanças propostas na área de tráfego. “Trouxemos grandes profissionais para um debate de melhorias das políticas de trânsito no país”, destacou.

O presidente da ABRAMET-MA, Louis Philip Moses Camarão, agradeceu o apoio do Detran-MA para a realização das jornadas. “Com este apoio, trouxemos grandes profissionais credenciados das áreas de tráfego, para discutir melhorias no setor, contribuindo para tornar o trânsito mais seguro”, disse.

Diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla 

Após a abertura oficial das jornadas, o secretário de Educação do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, ministrou a palestra sobre “Educação para Trânsito: soluções para a redução dos acidentes no Brasil”, explicando como o Governo do Maranhão tem investido em políticas públicas para inserir temas sociais, relevantes para a democracia, na rede de ensino pública e privada do Maranhão.

“Temos inseridos assuntos, como a educação no trânsito, em todos os componentes curriculares, do ensino fundamental até o médio, pois, acreditamos que a formação é imprescindível para as condutas corretas no trânsito”, afirmou.

Programação

A 1º Jornada Norte e Nordeste de Medicina de Tráfego e a 2ª Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego contam com a presença de diversos especialistas da área e terão palestras destinadas, a médicos e psicólogos de trânsito, além de profissionais de trânsito.

Os interessados em participar do evento podem consultar a programação completa no site no Departamento (detran.ma.gov.br) e no site da ABRAMET (abramet.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário