quinta-feira, 25 de abril de 2019

Escola de Governo da Famem abre com curso sobre gestão de licitações




A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, abriu as atividades de 2019 da Escola de Gestão Municipal nesta quinta-feira (25) com a realização do Curso de Gestão de Licitações ministrado pelo auditor da Controladoria Geral da União,CGU, Marcos Pereira da Silva Filho.
Cerca de 130 gestores e agentes públicos das prefeituras do Maranhão se inscreveram para participar do curso certificado pela Escola de Gestão Municipal da Famem. Os cursos oferecidos gratuitamente pela federação são realizados por meio de parcerias com órgãos técnicos e de controle como, por exemplo, Tribunal de Contas do Estado e Controladoria Geral da União.
A Escola de Gestão Municipals está sendo reativada na gestão do presidente Erlanio Xavier. A oferta regular e contínua de cursos aos gestores municipais e suas equipes é um compromisso assumido pelo atual presidente da entidade com as prefeituras filiadas.
“A qualificação das equipes é uma das metas da nossa gestão. A Escola de Gestão Municipal é uma ferramenta eficaz para termos equipes competentes desempenhando tecnicamente suas funções.  Estamos confiantes da nossa contribuição para elevarmos as eficiências das gestões municipais e com isso trazer mais benefícios para as populações”, disse Erlanio Xavier.
Com carga horário de 12 horas, o Curso de Gestão de Licitações o auditor Marcos Pereira abordou questões iniciais até específicas, verificando parte da lei geral de licitação, formalização de processo, pregão inicial até a contratação.  “Mesmo que o agente público não tenha iniciação no assunto, ele pode participar que terá conhecimento do passo a passo do processo de licitação, avançando aos poucos até chegar à conclusão. Obviamente que as pessoas que estiverem pela primeira vez vendo o assunto terá mais dificuldades, mas poderá começar a executar em seu município”, garante o auditor.
Em março, a Famem recebeu o projeto CNM Qualifica sobre captação de recursos. O projeto da Confederação Nacional dos Municípios percorreu mais de 15 estados da federação e capacitou mais de 190 agentes públicos no Maranhão.
“Esta é uma oportunidade que estamos oferecendo a todas as prefeituras filiadas para que melhores seus quadros de agentes públicos. Com iniciativas como esta, evitamos que muitas vezes procure profissionais de outros municípios e até de fora do estado para exercer determinadas funções. E esta da licitação podemos dizer que é a inicial de toda gestão”, ressaltou o tesoureiro da Famem, Junior Cascaria, prefeito de Poção de Pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário