quarta-feira, 24 de abril de 2019

Feirinha da agricultura familiar oferece produtos saudáveis no Centro Histórico

Feirinha da agricultura familiar

Quem frequenta o Centro Histórico de São Luís e quer manter uma alimentação saudável agora conta com a Feirinha da Agricultura Familiar, espaço de comercialização de produtos orgânicos e fresquinhos, direto da horta para a mesa do consumidor. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), por meio do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol).
A feirinha acontece todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no Cresol, localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís. O espaço expõe produtos básicos da alimentação dos maranhenses como frutas, verduras, legumes e hortaliças de pequenos proprietários rurais que usam apenas a mão de obra do grupo familiar.
FabianaFeirinha da agricultura familiar do Cresol Muniz que trabalha nas proximidades do Cresol, destaca as vantagens e benefícios dos produtos comercializados na feira e a acessibilidade e praticidade oferecidas pelo espaço. “Quando eu saio do trabalho, passo aqui e já compro produtos bons e com qualidade pra levar para casa. Eu gosto porque é tudo fresquinho e duram mais do que os produtos do supermercado, além e de estar sempre com um preço bem acessível. Tudo isso otimiza muito o meu tempo e é mais econômico.” destaca.
Honória Almeida é outra cliente assídua dos produtos orgânicos. Ela disse que recebeu de uma amiga a indicação da feirinha do Cresol e fala da satisfação em fazer suas compras no espaço. “Eu gostei bastante do que vi. Comprei milho, alface, vinagreira… Tudo muito fresquinho, com muita qualidade e com um preço justo”, contou.
Geração de renda
“Eu estava desempregada e esta é uma oportunidade que tenho para adquirir renda”. Quem conta e comemora é Iraneuza Froz, a responsável pela produção e comercialização das hortaliças, legumes e verduras.
Participante da Associação dos Pequenos Produtores de Cumbique, na Raposa, Iraneuza, diz também que a experiência está proporcionando novos aprendizados sobre a prática da economia solidária. “Essa experiência tem transformado a minha vida, porque além do trabalho eu tive um aprendizado diferenciado sobre a economia solidária e isso faz muita diferença para nós pequenos produtores. Eu cheguei aqui sem saber quase nada sobre o assunto e agora já tenho um conhecimento que me fez valorizar ainda mais o nosso trabalho”, conta.
Feirinha da agricultura familiar do Cresol
A secretária adjunta de Economia Solidária, Nilce Cardoso, explica o objetivo da realização da feira no Cresol. “O nosso propósito com esta ação, além de proporcionar a geração de renda de forma associativa e sustentável com base nos princípios da economia solidária, é também, garantir o processo de troca de conhecimento para construção de uma rede diversificada para fortalecimento desses grupos produtivos’, destaca.
CRESOL
O Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (CRESOL), localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico da Capital, é um espaço de gestão compartilhada entre o poder publico e a sociedade civil organizada, tem o objetivo de fortalecer os processos de identificação, formação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário