sábado, 4 de maio de 2019

Ação ‘Dia D do Trabalhador’ leva direitos e cidadania a moradores da região do Maracanã

Uma oportunidade de ter acesso a serviços que garantem direitos e geram cidadania. A comodidade e a praticidade de fazer isso perto de casa, sem precisar se deslocar até o centro da cidade. Para os moradores do bairro Maracanã e comunidades adjacentes, isso tudo não tem preço.
“Foi muito bom porque veio pra perto da gente. Agora não teve desculpas de distância ou outra coisa, foi fácil tirar a carteira de trabalho”, conta a estudante Josilene Martins, de 18 anos.
Igualmente e duplamente contente, estava a mãe da Josilene. Isso porque, além de ter acompanhado a filha para tirar a carteira de trabalho, o que segundo ela, vai ajudar na busca por um emprego, Josinete Martins conta que também aproveitou para verificar a pressão. “Fiquei muito feliz dela poder tirar a carteira de trabalho. Quero ver todo mundo lá em casa trabalhando e agora com a carteira de trabalho, vai ficar bem mais fácil”, destaca.
A possibilidade que a dona Josinete e a filha tiveram de tirar documentos e ter acesso a serviço de saúde bem perto de casa, foi oportunizada pela ação “Dia D do Trabalhador”, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres) em parceria com a Prefeitura de São Luís e a Associação dos Amigos do Parque da Juçara. A ação segue ainda neste sábado (4) das 8h às 16h no Parque da Juçara.
Os moradores tiveram acesso a emissão de carteira de trabalho, RG e CPF, cadastramento no Sistema Nacional de Empregos (Sine), oficinas de artesanato, além de outros serviços como aferição de pressão arterial, vacinação, orientação e formalização de empresas e aula de zumba.
Muitos moradores aproveitaram o máximo que conseguiram de cada serviço oferecido durante a ação, como foi o caso da Rose Pestana, que enquanto aguardava o processo de cadastramento no Sine, aproveitou para aprender dicas de decoração e reaproveitamento na oficina de garrafas decoradas.
“Estou aqui aproveitando o tempo enquanto espero meu cadastro no Sine ficar pronto. Estou desempregada e estou a procura de emprego e o cadastro pode ajudar”, conta. Rose disse também que o ‘passatempo’ enquanto esperava o serviço do Sine, acabou virando uma oportunidade para aumentar a renda. “Adorei aprender a fazer essas decorações em garrafas, que além de reaproveitar objetos que seriam jogado fora, ainda pode gerar renda. E eu pretendo continuar a fazer em casa e quem sabe vender a ganhar um dinheirinho”, ressalta.
O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves destacou a importância do Dia D do Trabalhador, ressaltando a oportunidade que a ação está dando às comunidades da zona rural de ter acesso a serviços essenciais que geram cidadania e garantem direitos.
“A política pública tem que chegar onde o povo está. A Política pública só tem importância quando chega a quem mais precisa. E a ação do Dia D do Trabalhador tem como objetivo, humanizar tanto os serviços oferecidos pela Setres, como emissão de carteira de trabalho, cadastramento no Sine e oficinas, como aqueles oferecidos pelos parceiros como o Viva/Procon e a prefeitura de São Luís, com emissão de RG e CPF e orientação empresarial. Todos esses serviços preparam a população para o mercado de trabalho”, comentou.
O secretário municipal de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate, destacou as articulações e parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para a realização da ação no Maracanã. “São ações integradas, até porque nada ocorre de forma positiva, com resultados positivos se não houver essas parcerias. E o Governo do Estado com a Prefeitura de São Luís mais uma vez demonstram compromisso com a cidade de São Luís, hoje aqui no Maracanã, mas temos um planejamento de continuarmos essas ações de forma integrada e articulada entre a prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em outras áreas da capital, priorizando a zona rural, ainda nesse semestre”, explicou.
Quem também realçou as parcerias firmadas para a realização da ação foi a presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, Mayara Marques. “É uma excelente inciativa de parceria da associação com o Governo do Estado e Prefeitura, trazendo serviços para a nossa comunidade que ainda tem muita dificuldade de ter acesso a esses serviços por conta, seja do acesso ao centro, ou porque são pessoas idosas, crianças. E o Parque da Juçara está de braços abertos para receber e apoiar essas ações”, destacou
Líder comunitário do Maracanã, professor Hamilton lembrou que os serviços beneficiam o bairro, mas tem um alcance ainda maior, ao atender moradores de outras comunidades. “Uma ação muito importante para o Maracanã, mas também para moradores de outras comunidades adjacentes, que estão vindo aproveitar os serviços aqui, porque assim como nós, também têm carência desses serviços”, comentou.
O “Dia D do Trabalhador” continua neste sábado (4), inciando às 8h e seguindo até às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário