quarta-feira, 15 de maio de 2019

Câmara exalta atividade intelectual na Academia de Ciência e Artes Militares



O exercício intelectual em atividades de ciências, artes e cultura no âmbito das academias foi exaltado em sessão solene da Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (14), ao homenagear a AMCLAM – Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.

O evento atraiu não só os membros da AMCLAM, como também membros e dirigentes da Academia Ludovicense de Letras – ALL e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM.

Este reconhecimento foi proposto ao plenário da Câmara pelo vereador Cezar Bombeiro (PSD) por se tratar de “uma entidade essencial para a nossa cidade e ao Estado e representar a força que a cultura maranhense possui”. A sessão foi presidida pelo vereador Honorato Fernandes (PT) e secretariada por Cezar Bombeiro, contando também com a presença do vereador Marquinhos (DEM).

Além do presidente da Amclam, Carlos Augusto Furtado Moreira, do vice Raimundo de Jesus, e muitos outros membros, marcaram presença o presidente do IHGMA, José Augusto Silva Oliveira; Antonio Norberto, presidente da ALL; o secretário municipal de Relações Institucionais, Raimundo Nonato Silva Junior, que no ato representou o prefeito Edivaldo Holanda. Também participaram da sessão a tenente-coronel Joseane Moreira, representando o comandante do 24 Batalhão de Infantaria de Selva, Sousa Filho; Pedro Holanda da Costa, primeiro secretário da Federação das Indústrias; Teodomiro de Jesus Diniz Moraes, além de outros.

Justificativa – Ao usar a tribuna para justificar a concessão do diploma à Academia, Cezar Bombeiro lembrou que a instituição foi idealizada pelo coronel Carlos Augusto Castro Lopes e frisou ser ela necessária para exprimir e representar o potencial científico e artístico da Polícia Militar do Maranhão e do Corpo de Bombeiros. “Ela é muito útil para demonstrar a qualidade intelectual das duas corporações e é motivo de orgulho para todos nós. Ela demonstra que além do preparo militar, os membros destas corporações também têm preparo intelectual”.

Por sua vez, Honorato Fernandes declarou que “empunhar o conhecimento é muito importante neste momento em que o governo da União propõe o desmonte da educação. Esta homenagem é uma ousadia para mostrar que a Polícia Militar entende de segurança pública e de letras, artes e ciências”. O secretário Raimundo Nonato salientou os cumprimentos do prefeito Edivaldo Holanda à academia homenageada e destacou ser algo relevante um evento que reúnA representantes das artes, cultura e ciências.

O presidente da Academia de Artes, Carlos Augusto Moreira, agradeceu da tribuna a homenagem da Câmara e do vereador Cezar Bombeiro à entidade e frisou: “Homenagear a Casa do Brigadeiro Falcão é demonstrar sensibilidade para com os militares e civis que compõem nosso sodalício, vez que observam, nestes, propósitos de estudos, pesquisas, desenvolvimento de atividades nas áreas das ciências sociais, letras e artes.”

A academia completa seu primeiro ano de existência este mês e, segundo seu presidente, seus feitos até agora são louváveis, têm encontrado respaldo em instituições de ensino para que com elas colabore. Lembrou que está em vias de firmar um protocolo com a Universidade Federal do Maranhão para editar livros dos membros da academia, em cuja relação de filiados há doutores, mestres, especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário