terça-feira, 7 de maio de 2019

HU-UFMA ofertará 800 atendimentos na área vascular


Circulando Saúde é um projeto organizado pela SBACV – Maranhão e acontecerá nos dias 9 e 10 de maio

Em sua terceira edição em São Luís, o projeto Circulando Saúde tem o intuito de diminuir a espera dos atendimentos e tratamentos, informar e orientar a população a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e cuidados. Com isso, O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) ofertará 800 atendimentos em forma de Mutirão nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 17 horas, no prédio Lilian Flores localizado na rua das Hortas, 120, Centro.

A logística da ação será por meio da distribuição de senhas no local, com 400 senhas no primeiro dia e 400 no segundo. Sendo realizados 200 atendimentos pela manhã e 200 pela tarde, em cada dia. Médicos e residentes angiologistas e cirurgiões vasculares, farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público na intenção de que fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.

A ação tem como público-alvo, pacientes com problemas de má circulação nas pernas e pés, varizes, dores, feridas, desconforto e inchaço. Os profissionais também irão explicar a importância de realizar o tratamento com um especialista da área.

Na ocasião, serão entregues folhetos com orientações e informações sobre as doenças vasculares e medicamento, após avaliação, para quem necessitar. Os médicos também irão reforçar a necessidade de realizar atividades físicas, dieta balanceada, hidratação, controle do nível de açúcar e outras informações para a prevenção.

Para o presidente da SBACV, Roberto Sacilotto, o Circulando Saúde está sendo um projeto ímpar em prol da população que necessita de atendimento e não tem essa oportunidade. “Em 2018 foi realizado em quatro cidades, e a terceira edição de 2019 será em São Luís, após ter passado por Maceió e Rio de Janeiro, onde proporcionamos atendimento com angiologistas e cirurgiões vasculares e difundimos a especialidade para os cidadãos", afirma.

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA, Sebastião Brito, destaca a importância da ação em relação aos anos anteriores. “Estamos imbuídos no propósito de aumentar o número de pessoas que receberão atendimento vascular. O Circulando Saúde vai tirar muitos que estão aguardando consulta na fila de espera. Vamos orientar com relação à medicação e, após avaliação, encaminhar para cirurgia, se necessário. Nosso objetivo é atender 800 pessoas”, declara.

Esse projeto é promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e tem a organização da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Maranhão (SBACV-MA). A empresa FQM Farma é a apoiadora da ação.

Mutirão do Hospital Universitário da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário