quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sedes realiza Seminário sobre Pacto para alimentação saudável em Caxias


Dando continuidade às articulações para a promoção da política de Segurança Alimentar no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou mais uma etapa do Seminário Regional sobre o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, nos dias 08 e 09 de maio, no município de Caxias. O evento teve o apoio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e reuniu 13 municípios.
De acordo com o secretário Marcio Honaiser, 74 municípios maranhenses já participaram dos seminários regionalizados em Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, no mês de abril. Os eventos do Pacto consistem em convidar os gestores municipais para a participação e o engajamento dentro da política de segurança alimentar.
“O seminário visa fomentar e incentivar o consumo e a produção de alimentos saudáveis nos municípios maranhenses. Temos o propósito de discutir assuntos referentes à política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, ainda, por meio dos debates, articular ações que possam ampliar o acesso regular de famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, a uma alimentação mais saudável”, disse Honaiser.
O Pacto Nacional para Alimentação Saudável é uma iniciativa da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Nacional), a fim de incentivar as esferas estaduais a engajarem e firmarem compromissos referentes à produção de alimentos saudáveis, à ampliação do acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e sustentáveis e ao estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no contexto de consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
A secretaria adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lourvidia Caldas, destacou que o evento amplia as condições de oferta, disponibilidade e consumo de alimentos saudáveis para combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação, bem com, estruturar o SISAN no município.
“O seminário superou as expectativas, principalmente no que diz respeito às oficinas, onde houve troca de experiências sobre as ações que são desenvolvidas nos municípios de acordo com os eixos e desafios,  facilitando assim o entendimento na elaboração da planificação do Plano de Trabalho”, explicou a secretária.
Na programação, foi apresentado aos participantes a operacionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído em 2006 com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Também foi realizada apresentação do Pacto Estadual para alimentação saudável. Além disso, foram realizadas dinâmicas, oficinas e orientações sobre como aderir ao Pacto Nacional e de como participar e organizar, em seu município, a VI Conferência de SAN.
Cleide Soares, conselheira municipal de segurança alimentar e nutricional de Caxias, disse que a capacitação traz diversos pontos positivos para as políticas de SAN no município.
“Aqui podemos discutir as possibilidades de melhorias para a segurança alimentar da nossa população, além de conhecer um pouco mais sobre o pacto de forma que possamos aproveitar esses aprendizados e trazer um retorno significativo a quem mais precisa”, disse a conselheira.
Participaram do seminário os municípios de Paranarama, Caxias, Aldeias Altas, Matões do Norte, Parnarama, São Domingos do Maranhão, Peritoró, Lagoa do Mato, Codó, Buriti Bravo, Paraibano, São João do Sóter, Governador Eugênio Barros, Timbiras e Graça Aranha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário