sábado, 1 de junho de 2019

Micro e pequenas empresas maranhenses geram mais de 7 mil empregos no mês de abril



O mês de abril foi de recorde na geração de empregos no Maranhão, que registrou a abertura de mais de 6.000 novos postos de trabalho. Esse resultado foi puxado, em grande parte, pelos pequenos empreendedores, que geraram mais de 7.000 empregos, o que colocou o Maranhão como o 4º estado onde as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) mais ofertaram vagas aos trabalhadores. Os dados estão no relatório ‘Análise do Caged Abril de 2019’, feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados, na última sexta-feira (24), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, destacando um fato histórico para o Estado do Maranhão: o número de empregos gerados no mês foi o maior em relação ao mesmo período dos últimos 15 anos. Gerando 6.681 novos postos de trabalho com carteira assinada, o estado foi o 5º que mais gerou vagas em todo o país, além do segundo entre os estados da região Nordeste.

De acordo com o relatório do Sebrae, as MPEs maranhenses abriram 7.148 novos empregos em abril, representando 2,69% de todas as vagas abertas no Maranhão no mês. Ainda, segundo a análise, o desempenho foi melhor do que em abril de 2018, quando as MPEs maranhenses abriram apenas 3.952 postos de trabalho.

O secretário de Trabalho, Jowberth Alves, ressaltou pontos importantes no que diz respeito a formalização das empresas, que é uma possível solução para o grande índice de desemprego. “Nós estamos com o compromisso de fomentar o empreendedorismo no Maranhão, levando em consideração desde o pequeno produtor que, com o incentivo necessário, pode aumentar sua produção, e com isso gerar emprego e renda. É de grande importância que os setores das instituições presentes juntem suas mãos conosco para caminharmos em prol desse projeto que dará oportunidade ao nosso povo”, pontuou.

Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) esteve reunida com representantes do ‘Sistema S’, com o intuito de reforçar o compromisso com a capacitação profissional e o auxílio para que estes possam formalizar suas empresas.

O ‘Sistema S’ é composto por uma série de instituições e representa um conjunto de organizações e entidades voltadas para questões profissionais diversas. De uma forma geral, elas servem de apoio para a indústria, para o varejo e para os próprios trabalhadores, em diferentes ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário