sábado, 1 de junho de 2019

Implantação de Banco de Alimentos estimula rede de combate à insegurança alimentar e desperdício de alimentos



O combate ao desperdício de alimentos tem sido um dos grandes desafios do Brasil e do mundo. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que o desperdício de alimentos atinge cerca de 30% do total do que é produzido no planeta.

No Brasil, segundo pesquisa realizada recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação Getúlio Vargas, cada brasileiro joga, em média, mais de 40 quilos de comida no lixo por ano. Diante dos índices atuais, O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), adotou medidas visando à redução de perdas e desperdício de alimentos.

Dentre elas está a construção de um Banco de Alimentos em São Luís. O equipamento, que será inaugurado neste sábado, 1° de junho, visa arrecadar alimentos ainda em bom estado para consumo e doá-los para creches, asilos e entidades socioassistenciais.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, o objetivo é criar uma cadeia de atores para levar reforço nutricional e educação alimentar à população em situação de insegurança. “Alimentos de boa qualidade, que antes seriam desperdiçados por estarem fora de padrões de comercialização, agora terão como destinos famílias e entidades que necessitam desse reforço nutricional. O Banco de Alimentos fará essa seleção de itens e será a ponte entre as empresas e órgãos parceiros e os beneficiados”, explicou o secretário.

Doadores – O Banco de Alimentos irá funcionar na Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa) e vai contar com parceiros cadastrados no Clube de Doadores como, por exemplo, supermercados e atacadistas, distribuidoras de alimentos, armazéns, padarias, produtores rurais, além da própria Ceasa.

Os alimentos doados serão inspecionados na central de arrecadação, verificando se as propriedades nutricionais se mantêm inalteradas e se os produtos estão sem nenhuma restrição de caráter sanitário. O Banco de Alimentos também vai dispor de estrutura completa para realização das operações de coleta, armazenamento e entrega, sem custos para doadores e beneficiários.

Poderão ser doados para o equipamento itens como legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, massas frescas, carnes, aves, peixes, pães, bolos sem recheio e sem cobertura, além de leite e derivados.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas) também são parceiras do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário