quinta-feira, 13 de junho de 2019

Natalino Salgado propõe gestão de excelência com avaliação permanente da taxa de sucesso



Entre as ações propostas para os primeiros 180 dias da gestão, o candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destaca oito itens, sublinhando a gestão de excelência para a qual propõe como passo inicial a criação de uma comissão permanente para avaliar a taxa de sucesso. A gestão de excelência defendida por Natalino está balizada na melhoria dos processos e outros fatores que entravam o desenvolvimento de uma boa administração. 

Neste item, a plataforma menciona a implementação de estratégias para a redução de evasão e da retenção na graduação, apontando a criação do Programa de Qualidade de Ensino, PROQUALENS a partir da discussão ampla e democrática com a comunidade acadêmica
“A gestão universitária sempre foi um grande desafio. É fundamental a participação de todos na construção de uma gestão democrática e comprometida com o desenvolvimento da Universidade”, assinala Natalino Salgado.
O programa terá como missão melhorar a qualidade dos cursos de graduação, de forma a atingir conceito máximo nas avaliações do Ministério da Educação. A ideia, inclusive, é rediscutir o PROQUALENS com o corpo acadêmico.
Ainda na proposta de Natalino Salgado para o período inicial da gestão, haverá um diagnóstico de cada curso para que sejam avaliados, além dos índices de evasão e retenção, aspectos da infraestrutura de laboratórios, departamentos e coordenações fundamentais ao processo de ensino-aprendizagem.
“Esses dados serão, então, levados a um fórum, para que se apresentem propostas específicas para cada curso, de acordo com suas necessidades, utilizando o procedimento já adotado pelo INEP e pelo MEC. Não adianta criar cursos com conceito 3. A própria CAPES, hoje, propõe o fechamento de programas com este nível. Temos que iniciar com conceito 4, o que é possível”, ressalta Natalino. 
Integra o conjunto de propostas para a gestão de excelência a reativação e reestruturação do Programa de Qualidade em Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROQUALI), com a participação da comunidade universitária.”, explica o candidato. O programa foi desativado pela atual gestão da UFMA. Para o candidato, o envolvimento do corpo acadêmico na busca por melhorias é uma ação indispensável para reerguer a UFMA.
Ainda entre as propostas voltadas à gestão de excelência está a consolidação no Núcleo de Educação à Distância (NEAD) como unidade de ensino que deverá ser reestruturado para o desenvolvimento de tecnologias e mídias como apoio às atividades pedagógicas dos docentes. O NEAD, hoje, trabalha com cursos de graduação e pós-graduação à distância. “Nossa proposta é ir além dessa oferta e passar a dar suporte ao professor, no que se refere às novas tecnologias pedagógicas. Será criado um setor de produção deste material”, revela o candidato.
Editora
Um ponto importante destacado pelo candidato é a reestruturação da editora e gráfica universitária com objetivo de ampliar o atendimento de publicações da Instituição. “Deixamos como legado da gestão, o prédio da editora e toda a infraestrutura para seu pleno funcionamento, mas, infelizmente, não houve investimentos e estes serviços atualmente não funcionam a contento”, conta Natalino Salgado.
Na proposta do candidato referente à gráfica, além da revitalização está a garantia do aumento do número de impressões de livros e revistas. “Pensamos, ainda, em criar uma livraria universitária, que pode ser dentro do próprio campus ou no Centro Histórico”, revela Natalino Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário