quarta-feira, 19 de junho de 2019

Secretaria do Trabalho participa de audiências do Orçamento Participativo 2019, em Itapecuru e Codó



Na manhã desta terça-feira (18), representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), participaram de Audiências Públicas do Orçamento Participativo 2019, nos municípios de Itapecuru e Codó, no interior do estado.

Em Itapecuru, localizado na região centro-oeste maranhense, o encontro aconteceu na escola municipal Ayrton Senna, e deu oportunidade de voz à população, ouvindo suas demandas prioritárias para que sejam discutidas, votadas e incorporadas ao documento final, que vai nortear a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023.

O secretário do Trabalho, Jowberth Alves, destacou que as avaliações estão sendo muito positivas, onde o governo está socializando com a população, as informações necessárias sobre o orçamento público. “Estamos há vários dias percorrendo os municípios maranhenses, ouvindo a população para construir uma política pública de forma democrática, com objetivo de aplicar os recursos públicos da melhor forma possível, com vista na superação dos desafios da crise econômica, enfrentado em todo o país”, ressaltou.

Codó 
Representando o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, o subsecretário da pasta, Genilson Alves, esteve no município de Codó, onde ocorreu evento similar ao de Itapecuru. O encontro reuniu dezenas de populares da região, no auditório do campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no município.

Durante o evento, o subsecretário destacou a relevância e objetivo das Audiências Territoriais para a construção da política pública e participação popular no governo. “O Orçamento Participativo é um instrumento fundamental de fortalecimento da cidadania, na medida em que assegura a efetiva participação popular, maior controle social e mais transparência no trato do dinheiro público. Mas o principal objetivo do governador Flávio Dino ao prestigiar o evento, é fortalecer a democracia’’, ressaltou.

Rosário

A Setres também esteve presente na Audiência Pública do Orçamento Participativo 2019, em Rosário, na região do Munim. Luiza Mendes, assessora de Economia Solidária do Sepab e Jordânia Pessoa, assessora do programa Maranhão Mais Justo e Solidário, representaram a secretaria no encontro.

Inclusão popular 
O processo do Orçamento Participativo, ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão, a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as audiências territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde; educação; agricultura; infraestrutura; saneamento e assistência social, entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

As audiências do Orçamento Participativo, têm coordenação das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário