quarta-feira, 17 de julho de 2019

"Acorda Trabalhador’: acolhida, motivação e orientação na busca pelo emprego



Mais de 300 pessoas passam diariamente pela agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Centro de São Luís, em busca de emprego ou ainda da solicitação do seguro-desemprego. Para proporcionar o melhor atendimento aos profissionais que buscam os serviços, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), promove semanalmente, às terças-feiras, a atividade ‘Acorda Trabalhador’.

A cada semana, um tema voltado para a acolhida, motivação e orientação, é apresentado aos usuários do Sine. Nesta terça-feira (16), a temática abordada, foi “Transformando vidas”, com o objetivo de possibilitar aos profissionais, uma reflexão sobre o “seu fazer profissional e pessoal”.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressaltou a importância da atividade para o trabalhador. “Os trabalhadores que chegam ao Sine, procurando emprego e não conseguem, voltam para casa desestimulados e muitas vezes não retornam. O Governo do Maranhão está proporcionando condições necessárias para que o trabalhador tenho acesso à qualificação, e possa conquistar o tão desejado espaço no mercado de trabalho”, explicou.

Motivação e orientação

“Me senti muito motivada a continuar a lutar para realizar meu sonho, de concluir meus planos profissionais, mesmo que na primeira vez, tenha obstáculos”, conta Cláudia Raquel, de 26 anos, que está em busca do primeiro emprego.

A administradora, Cristiane Martins, de 40 anos, destaca as orientações oferecidas durante o ‘Acorda Trabalhador’. “Sempre que venho aqui no Sine, renovo minhas expectativas! A iniciativa é muito boa, sempre tem dicas interessantes sobre o mercado de trabalho”, ressalta.


‘Acorda Trabalhador’

Realizada semanalmente às terças-feiras, a atividade ‘Acorda Trabalhador’ é voltada ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego, na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos; acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

‘Ação Germinar’

O ‘Acorda Trabalhador’, integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador, um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário