segunda-feira, 15 de julho de 2019

Usuários do Sine aprovam ação ‘Acorda Trabalhador’ desenvolvida na agência do Centro, em São Luís



“Sempre que venho aqui no Sine, renovo minhas expectativas! A iniciativa é muito boa, sempre tem dicas interessantes sobre o mercado de trabalho”. Este é o depoimento de Cristiane Martins, 40 anos, formada em administração. Ela afirma que as atividades desenvolvidas durante o ‘Acorda Trabalhador’, na Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine)/ São Luís, estão oferecendo informações que a ajudam nos processos de entrevista de emprego.

O ‘Acorda Trabalhador’, é uma atividade desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizada semanalmente na agência do Centro de São Luís e tem como principal objetivo, oferecer momentos que elevam a autoestima e que tirem as dúvidas dos trabalhadores que procuram a agência, em busca de algum dos serviços oferecidos na instituição.

Durante as oficinas, enquanto aguardam atendimento, os trabalhadores participam de atividades que visam o desenvolvimento profissional, em áreas como, trabalho em equipe, sensibilização a cerca do mercado de trabalho, técnicas de elaboração de currículo, postura ética profissional, entre outras.

O auxiliar de cozinha, Célio Régis, de 43 anos, aprovou a iniciativa do ‘Acorda Trabalhador’. “Vim atualizar meu cadastro e vi que estava tendo essa palestra, e gostei muito das informações que foram repassadas. Como estou desempregado agora, cheguei meio desmotivado, mas vou voltar para casa mais animado e confiante”, conta.

No ‘Acorda Trabalhador’ desta semana, a psicóloga Dilene Moraes, técnica da Setres responsável pelo processo de orientação aos trabalhadores encaminhados pelo Sine, para entrevistas de emprego, apresentou informações sobre a importância da postura profissional e valores éticos durante uma entrevista.

As oficinas de orientação profissional desenvolvidas durante o ‘Acorda Trabalhador’, acontecem todas as terças-feiras, a partir das 09h, na Agência do Sine/ São Luís, localizada na Rua do Sol, 191, Centro da Capital; e são abertas ao público em geral, que visa preparar-se melhor para o mundo do trabalho.

‘Ação Germinar’

O ‘Acorda Trabalhador’, integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine, que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador, um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário