segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Capacitação para profissionais da assistência social do MA inicia nesta segunda (26)



Para qualificar 3.424 técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta segunda-feira (26), a Aula Inaugural do CapacitaSUAS, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que a capacitação possibilita a orientação dos profissionais para uma performance mais eficiente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos sociais da assistência.

“A formação ofertada pelo Governo diante da situação delicada que a Assistência Social no Brasil está atravessando é de extrema importância, porque contribui com o aprimoramento da gestão, da oferta dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais e com o fortalecimento do controle social no Maranhão, estado onde as políticas públicas são essenciais para manter a dignidade de vida de muitas famílias”, disse o secretário.

Com o tema “Educação Permanente do SUAS”, a aula foi ministrada pelo coordenação-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social, Antônio Castro. O CapacitaSUAS é destinado aos 217 municípios e tem por objetivo garantir a oferta de formação e capacitação permanente para gestores, conselheiros e técnicos das redes socioassistenciais, aprimorando assim, a gestão do SUAS nos municípios.

A reitora da UFMA, Nair Portela, disse que a universidade é parceira enquanto instituição credenciada junto à RENEP/SUAS, e fica feliz por contribuir com a formação do profissionais da assistência.

“Esta é uma casa de formação e ficamos satisfeitos em contribuir com a capacitação para que seja um momento de aprendizado eficaz. Faremos o possível para ofertar os cinco cursos da melhor maneira possível”, disse a reitora.

O Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS é resultado da parceria entre o Ministério da Cidadania e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão foi selecionada, via edital, para executar toda a parte pedagógica da capacitação.

Para Maria Ieda, secretaria executiva do conselho de assistência social do município de Turiaçu, o CapacitaSUAS possibilita uma fiscalização mais adequada das ações de assistência social.

“A capacitação é importante para que cada um saiba sobre a sua função e possa executá-la da melhor forma. Assim as políticas são desenvolvidas e adequadas para o bem da comunidade, possibilitando que as ações promovidas sejam efetivas nos municípios, inclusive no âmbito intersetorial, com políticas da saúde e da educação”, disse a secretária.

A primeira etapa terá início também nesta segunda-feira (26), a partir das 14h, com o curso de Controle Social, destinado para conselheiros municipais de assistência social. Ao todo, cinco cursos com carga horária de 40h serão ofertados: Introdução ao Exercício do Controle Social; Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS e Atualização para a elaboração de Planos de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário