sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Lula não pretende pedir progressão da pena para sair da condição atual em Curitiba. “Estou aqui até para provar que eles são bandidos, e eu não.”
Em sua primeira entrevista desde que o STF impediu sua abusiva transferência para um presídio em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, na quarta-feira (14), ao canal do jornalista Bob Fernandes no YouTube. O depoimento, gravado na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso injustamente, será exibido nesta sexta (16), às 18 horas, pela TVE Bahia (emissora pública estadual) – e também irá ao ar nas redes sociais da TV (YouTube, Facebook e Twitter).

A Bob Fernandes, Lula declarou que os últimos acontecimentos no Brasil têm relação com a atuação do governo dos Estados Unidos. “Tudo que está acontecendo tem o dedo dos EUA, que mandam mais no Sergio Moro do que a mulher dele”, ironizou o ex-presidente.

Ele afirmou não saber como as informações reveladas pelo site The Intercept Brasil nas últimas semanas chegam aos ministros do Supremo Tribunal Federal, mas denunciou as irregularidades nas mensagens entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallangnol. Sobre o processo que o condenou, disse que “a Suprema Corte pode fazer uma correção”.

Já em relação a Deltan Dallagnol, o ex-presidente foi mais enfático: “Desde o dia que ele deu uma coletiva dizendo que não tinha provas contra mim, mas apenas convicções, o Conselho Nacional do Ministério Público tinha que ter tirado esse moleque”. Lula voltou a ressaltar que não pretende pedir progressão da pena para sair da condição atual em Curitiba. “Estou aqui até para provar que eles são bandidos, e eu não.”


 
Sobre a política econômica do governo federal, Lula afirmou que “o papel do ministro Paulo Guedes é destruir a economia brasileira”. E perguntou: “Onde estão os militares nacionalistas?”. Em relação a operação Lava Jato, Lula disse que “o que aconteceu foi que os delatores foram premiados”. Ao comentar que sua vida inteira foi investigada, o ex-presidente lembrou: “Minhas palestras não eram clandestinas como as do Dallagnol”.

Moro, hoje ministro da Justiça do governo Bolsonaro, tampouco foi poupado pelo ex-presidente. “Você acha normal uma Polícia Federal que vai na minha casa e revira tudo não ter coragem de pegar o telefone do Eduardo Cunha?”, afirmou, diante da orientação de Moro em não solicitar a apreensão do celular do ex-deputado federal – um dos líderes do Golpe de 2016. 

Ao questionar a parcialidade da Rede Globo na cobertura jornalística, Lula disse que “Bolsonaro foi o monstro que surgiu, mas não era o que a Rede Globo esperava. Não tiveram coragem de lançar o Luciano Huck. E até agora, pasmem, dia 14 de agosto, a Globo não teve a pachorra de publicar as mensagens reveladas pelo Intercept”.


Com informações da Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário