sexta-feira, 23 de agosto de 2019

#SetresEmAção: Mais de 600 atendimentos de saúde e cidadania, no Cohatrac


Foram dois dias de intensa movimentação na sede do Departamento de Desportos do Cohatrac (DDC), com oferta de vários serviços na área da saúde, promoção da cidadania e dignidade. Ao todo, foram 603 atendimentos realizados na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), por profissionais da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), além de voluntários da área da saúde e da beleza.
Os serviços fizeram parte de mais uma edição do projeto #SetresEmAção, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Setres, em parceria com o Departamento de Desportos do Cohatrac. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais acessível à população, serviços públicos que contribuem na melhoria da qualidade de vida.

A ação ofertou serviços de emissão de carteira de trabalho; cadastramento no Sistema Nacional de Empregos (Sine); encaminhamento ao mercado de trabalho; minicursos de qualificação profissional e oficinas de artesanato, além de atendimentos médicos e de beleza, foram disponibilizados aos moradores, bem perto de casa e de forma gratuita.

O secretário do Trabalho e da economia Solidária, Jowberth Alves, destacou o caráter inclusivo do projeto, que aproxima as ações da gestão estadual, da população. “Favorecer e facilitar o acesso da população às políticas públicas é uma das principais características do Governo Flávio Dino. É a nossa forma de garantir a efetivação dos direitos a serviços de cidadania e bem estar, a todos e todas”, ressaltou.

A autônoma Francisca Maia Rodrigues, de 38 anos, moradora do Cohatrac II, disse que aproveitou vários serviços oferecidos e definiu a ação como uma ponte a várias oportunidades. “Uma ação dessas é rica demais, principalmente pra nós que nem sempre temos condições de ir até o centro, tirar uma carteira de trabalho ou fazer cadastro no Sine, por exemplo. E além de ter esses serviços perto de casa, podemos consultar, fazer exame, fazer um curso de artesanato e ainda cuidar da beleza. É bom demais”, comenta.

O ajudante de cabeleireiro, Hugo Felipe de Sousa, de 21 anos, fez emissão da sua primeira carteira de trabalho durante o #SetresEmAção, e comemorou a comodidade, facilidade e rapidez do serviço. “Economizei tempo, dinheiro de passagem e ainda fiz tudo sem enfrentar fila ou tempo de espera”, contou.

Números

A maior procura dos moradores foi pelos serviços de beleza e atendimento médico. Ao todo, 198 pessoas realizaram procedimentos de beleza, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e limpeza de pele. Na área da saúde, foram 80 atendimentos odontológico, 50 atendimentos oftalmológico e 20 pediátrico. Além disso, foram cadastradas 45 pessoas no Sine, emitidas 50 carteiras de trabalho e mais de 50 participantes das oficinas de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário