quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Governo e Prefeituras discutem desenvolvimento de projeto em favor dos Catadores do Maranhão



Fotos: Marcos Leite FAMEM

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizou, na tarde desta quarta-feira (25), um diálogo com 15 prefeituras maranhenses para discutir a realização do projeto “Pró-catador – recuperando vidas, reintegrando cidadania”, no auditório da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

Esse projeto é desenvolvido pela Setres; por meio da política de economia solidária, atuando nos 15 municípios em prol da busca pelo resgate à cidadania desses trabalhadores, em suas diversas abrangências: geração de trabalho e renda; capacitação; elevação de escolaridade; inclusão digital; saneamento; saúde; segurança; crédito; segurança alimentar; habitação e programas assistenciais.

Fotos Marcos Leite FAMEM

Durante o encontro, o coordenador dos programas da Economia Solidaria, Ricarte Almeida, fez uma breve apresentação sobre os fundamentos, objetivos, metas e metodologias para o desenvolvimento do projeto nos municípios, enfatizando os benefícios, não só econômicos, mas, também, sociais para cada região envolvida.

Fotos Marcos Leite FAMEM

“Nós podemos começar esse debate mudando o modo como chamamos esses trabalhadores: catadores de material reciclável, não catadores de lixo! Isso, por si só, já se torna um fator transformador na autoestima dos catadores, que têm grande papel social nos municípios”, enfatizou Ricarte Almeida.Presente no diálogo, o secretário do Trabalho, Jowberth Alves, enfatizou a importância da realização desses encontros para a construção de parcerias com os Municípios, a fim do melhor desenvolvimento dessas ações. “O Governo do Maranhão tem a sensibilidade de cuidar de todos os trabalhadores maranhenses, incluindo os pequenos produtores. No caso dos catadores, a parceria entre Estado e Município é fundamental para a eficácia do desenvolvimento do programa pelo Maranhão”, enfatizou.

Participantes

Também participam do encontro, a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, também representando os prefeitos do Maranhão; o juiz de Direito da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins; o representante da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa; a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luis, Carol Estrela; e da Setres; além dos já citados, o subsecretário do Trabalho, Genilson Alves, e a secretária adjunta do Trabalho, Jordânia Pessoa.

Além deles, estiveram presentes, dentre secretários de Meio Ambiente e demais representantes, das prefeituras de Imperatriz; Santa Inês; São Luís; Tutoia; Açailândia; Viana; Chapadinha; Barreirinhas; São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário