terça-feira, 17 de setembro de 2019

Neto Evangelista representa Assembleia na solenidade de inauguração do Centro de Hemodiálise São Luís


Por designação do presidente Othelino Neto (PC do B), o deputado Neto Evangelista (DEM) representou a Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (17), na solenidade em que o governador Flávio Dino (PCdoB) e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, inauguraram o Centro de Hemodiálise São Luís, na Rua Castro Alves, no bairro Monte Castelo. Durante a sessão plenária, no período vespertino, Neto Evangelista fez um completo relato do evento, ressaltando a importância dessa unidade de saúde. A solenidade contou também com a presença de outros deputados. 

“É importante destacar que, neste momento de cortes em todas as áreas, em todos os governos estaduais, no próprio governo federal e nos governos municipais, o Governo do Maranhão faz uma política inversa, ampliando serviços públicos. Vai se dizer que se vive o melhor momento fiscal, econômico do país, do Maranhão? Não! Lógico que não. Mas com responsabilidade e probidade, é possível avançar em políticas públicas e foi isso que testemunhamos hoje. Colocar mais 40 leitos de hemodiálise em São Luís significa que teremos a possiblidade de zerar a fila de pessoas que esperam pelo tratamento de hemodiálise. No governo Flávio Dino, houve um acréscimo de 800% no número de leitos para hemodiálise. E o ganho não fica restrito apenas àquelas pessoas, pois a capacidade será extensiva a mais 240 pessoas, de forma imediata”, afirmou Neto Evangelista.

O parlamentar afirmou que há que se destacar os pacientes que atualmente ocupam leitos de UTI para tratamento de hemodiálise. “Eles terão a oportunidade de sair do leito da UTI para que haja vagas. Nós sabemos que esse é um outro problema do Brasil inteiro: vagas de leitos em UTI. Há várias formas de atender a essa necessidade: aumentar o número de leitos de UTI, que é muito caro, ou fazer políticas paralelas, que de forma direta resultem em maior número de leitos nas UTIs. É importante destacar esse momento que vivemos no Maranhão. É importante eleger prioridades e o que nós percebemos é que o governo tem dado prioridade àquelas pessoas que realmente necessitam da atenção do poder público”, frisou.

Neto Evangelista avaliou como extremamente positivo o resultado das ações do governo Flávio Dino na área da saúde. “Sem dúvida, essa é uma demonstração de gratidão que nós, parlamentares, temos, em ver o orçamento, que é uma lei autorizativa, mas o orçamento, aprovado no ano anterior para execução neste ano, ser executado de forma concreta pelo Governo do Maranhão”, acrescentou.

Dotado de 40 máquinas de diálise e capacidade para atender a 240 pacientes, o Centro de Hemodiálise São Luís foi implantado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos assistidos com doença renal crônica, destinado a todos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe ainda de consultório, sala de estabilização, implante de cateter e conta com uma equipe multiprofissional, com nutricionistas e outros da área de saúde.;

Apartes

Durante seu pronunciamento, Neto Evangelista foi aparteado pelos deputados Professor Marco Aurélio (PC do B), Cleide Coutinho (PDT), Adelmo Soares (PC do B), Helena Duailibe (Solidariedade), Rafael Leitoa (PDT), Duarte Júnior (PC do B), e Dr. Yglésio (PDT). Todos foram unânimes em afirmar que se sentiram muito bem representados no evento por Neto Evangelista, ao mesmo tempo em que destacaram os avanços na área de saúde por parte do governo Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário