sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Câmara homenageia 71 anos do curso de Enfermagem no Maranhão


Os setenta e um anos de fundação do curso de enfermagem no Maranhão foram homenageados nesta sexta-feira, 25, em sessão solene na Câmara Municipal de São Luís. A proposta foi do vereador Pavão Filho (PDT).
Na ocasião, foram entregues certificados aos enfermeiros presentes e uma placa alusiva, que de forma simbólica, representa o reconhecimento aos enfermeiros maranhenses.
O objetivo da homenagem foi reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, responsáveis pela saúde e cuidados de pacientes.
De acordo com Pavão Filho, a medicina tem um papel importantíssimo na manutenção da qualidade de vida das pessoas e a homenagem a formação do curso e aos enfermeiros é de extrema importância.
“Hoje é um momento muito especial para essa casa, pois estamos homenageando todos os enfermeiros e enfermeiras de São Luís. A medicina tem um papel de cuidar das pessoas e, da qualidade de vida, o enfermeiro é quem faz o meio de campo, hoje homenageamos esses bravos profissionais”, disse Pavão Filho.
“Recebemos essa homenagem com muita alegria, pelo reconhecimento do trabalho diuturno da categoria, que luta fortemente pela saúde da população. Como reitora da Universidade Federal do Maranhão, instituição que forma inúmeros profissionais em prol da sociedade, agradeço o papel da Câmara ao reconhecer o trabalho das categorias. Que fique registrado nos anais dessa casa”, disse Nair Portela
“A Câmara dos Vereadores, por ação de Pavão Filho, a quem parabenizo, teve a iniciativa de chamar essa sessão solene para homenagear os 71 anos da enfermagem no Maranhão. Imagine um grupo de pioneiros há 71 anos educando e trazendo essa qualificação para nosso estado. Aproveito para parabenizar todos os enfermeiros da nossa cidade, que dedicam sua vida a essa missão de cuidar de pessoas. Parabéns ao vereador e todos os enfermeiros”, comentou Lula Fylho.
Compôs a mesa de honra o vereador Pavão Filho, autor do requerimento; vereador Genival Alves, primeiro secretário; vereador Sá Marques, segundo secretário; Nair Portela, reitora da Universidade Federal do Maranhão; Lula Fylho, Secretário Municipal de Saúde, representando o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda (PDT); Raimundo Nonato, Secretário Municipal de Relações Parlamentares; Nátalia Ribeiro de Mandarino, Secretária Adjunta de Saúde; Andréia Cristina Oliveira Silva, Coordenadora do curso de enfermagem da UFMA; e Rosilda Silva Dias, chefe de departamento do curso de enfermagem da UFMA.
A solenidade também contou com a presença de professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, familiares dos homenageados, imprensa, entre outros.
História
O curso de Enfermagem foi fundado pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), no dia 19 de julho de 1948, sendo a instituição universitária maranhense pioneira a integrar o curso e a ofertar vagas de nível superior, por iniciativa da Madre Josefa Maria de Aquiraz, e apoio do Governo do Estado, visando atender a falta de enfermeiras qualificadas para a assistência a saúde hospitalar e ambulatorial.
Para a consolidação do curso contribuíram a Irmã Metilde Maria de Pentencoste, primeira diretora, os médicos Francisco Tavares Teixeira Leite e Raimundo Matos Serrão, bem como a irmã Cândida Maria e Bernadete Maria e irmã Leonarda Maria de São Bento, maranhenses junto à coordenação geral da Congregação Capuchinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário