terça-feira, 15 de outubro de 2019

Carnaval 2020: Flor promove primeira eliminatória do concurso de samba enredo


A escola do Desterro tem como enredo as Festas Populares do Brasil
Em ritmo de carnaval 2020, que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba promove uma única eliminatória do concurso de samba enredo, com vistas à escolha do hino oficial que vai ser entoada na Passarela do Anel Viário, com o enredo Tradição, Emoção e Alegria, canta as festanças patrimônio cultural imaterial do Brasil”, do carnavalesco Ítalo Fonseca.
A noitada acontece nesta sexta-feira, por volta das 20h, na Praça da Flor, no Desterro e terá como atrações, o samba do Bloco Golpe do Bau, da batucada tradicional do Bloco Tradicional Os Brasinhas do Ritmo,  e da bateria ‘Fabulosa’ da Flor, com seu grupo de interpretes.
Quatro propostas estão aptas a participar do concurso. São as dos compositores e já tem a definição de ordem de apresentações: 1 - Alisson Ribeiro, Eulálio Ribeiro e Renato Guimarães. 2 – Luís Carlos Vovô e Renato Dionizio. 3 - Darlan, Lucas Neto, Rakã, Jeová e Leozinho. 4 – Pimba.
SERVIÇO :
O QUE : “Festa Eliminatória” Concurso Samba Enredo da Flor do Samba
QUANDO: Dia 18 de outubro , sexta-feira
LOCAL: Praça da Flor , no Desterro
HORÁRIO: 20 horas
ATRAÇÕES MUSICAIS: Bloco Tradicional Os Brasinhas, Samba do Grupo Golpe do Bau e bateria Fabulosa da Flor do Samba.

SINOPSE do Enredo
“Tradição, Emoção e Alegria, canta as festanças patrimônio cultural imaterial do Brasil”.

" Falar das festas populares do Brasil é uma aventura tão extensa quanto o território nacional. As heranças ancestrais no íntimo da alma de cada um que aportou nesse novo mundo em distintos tempos e circunstâncias formam uma cultura original e inigualável; uma verdadeira mistura de elementos que têm em si os ingredientes necessários para que seja única, genuína e, portanto, brasileira!

O Estado brasileiro, por reconhecer o valor das diferentes expressões de cultura popular, criou o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial. Tal programa previu um instrumento chamado Registro, que reconhece oficialmente determinadas manifestações de cultura criando condições favoráveis para sua proteção e sustentabilidade.
A mescla da diversidade cultural vive e pulsa dentro de cada um de nós transmitida de geração a geração e explode das mais diferentes formas em manifestações festivas de tradições, devoções e muita alegria!

A devoção é um dos traços mais evidentes na cultura do povo brasileiro. Em todo país, diversas manifestações religiosas acontecem, arrastando milhares de fiéis. Os fortes valores religiosos e devocionais da religião formal e com rituais estabelecidos, entrou em contato com as práticas de grupos indígenas nativos e foi absorvida e adaptada, ademais os cultos dos negros africanos que vieram como escravos e, portanto, não tinham liberdade para suas práticas religiosas de origem. O sincretismo religioso marca profundamente a cultura brasileira e mistura-se as mais antigas tradições revividas por meio de festas, procissões e inúmeras demonstrações coletivas e populares.

E se tem festa? Tem que ter Alegria! As diversidades das festas do nosso pais permeia o sagrado e o profano. Mas a alegria da festa brasileira só pode ser compreendida em toda a sua extensão quando se descobre que é a alegria um indício de que os laços são mais fortes, e que o sorriso dá vazão à pluralidade de seu povo. Embarque nessa viagem cheia de cores rumo a felicidade! E viva a cultura popular desse povo feliz que sabe festejar o ano inteiro!"

ITALO FONSECA l Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário