segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Cultura para todos! Guarnicê em Itinerância beneficia cerca de seis mil estudantes maranhenses


Com 5.640 alunos beneficiados nas cidades de Pinheiro, Alcântara, Santa Inês e Raposa, a ação cultural Guarnicê em Itinerância foi encerrada na noite da última sexta-feira (08), na cidade de Raposa/MA, distante 28 km de São Luís. Realizada pelo Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma/Proexce), a ação cultural incentivada teve patrocínio do Centro Elétrico e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Em Raposa, a ação cultural incentivada contou ainda com o importante apoio da Prefeitura de Raposa e imprensa local. Com a realização das mostras Guarnicêzinho, Jovem e Comunidade a Ufma beneficiou 2.120 alunos em Pinheiro, 1.080 em Alcântara, 1.260 em Santa Inês e durante a última sexta-feira mais 1.180 na cidade de Raposa, totalizando 5.640 estudantes maranhenses beneficiados com a democratização do acesso ao cinema, tema da redação do Enem 2019.
O encerramento do Festival Guarnicê de Cinema Itinerante em Raposa foi prestigiado pela reitora da Ufma, Nair Portela; a secretária adjunta de Cultura Incentivada do Governo do Maranhão, Jeane Ferreira Souza, representando na ocasião o Governador Flávio Dino; a prefeita de Raposa, Talita Laci e equipe de secretários; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Ufma, Dorlene de Aquino; vereadores, lideranças comunitárias, religiosas e estudantis.
“O Guarnicê em Itinerância promove a democratização do acesso da população ao cinema, amplia oportunidades do encontro entre o cinema e o público, fazendo circular a obra audiovisual por meio de mostras itinerantes em comunidades do interior do estado”, disse a diretora do Dac, Fernanda Pinheiro. “Crianças e jovens das comunidades beneficiadas despertam ainda o interesse nos processos audiovisuais, estimulando a formação de plateia e o conhecimento da linguagem artística”, completou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário