quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ligações Provisórias de energia elétrica garantem segurança às festas de fim de ano



Equatorial Maranhão orienta sobre solicitação e os prazos

O ano já está chegando ao fim, e muita gente já programou as comemorações de Natal e réveillon. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça as orientações de segurança com energia elétrica para este período.

Ligações Provisórias- A maioria das festas necessita de uma carga maior de energia elétrica, por isso os promotores de eventos, donos de casas de festas e produtores culturais de prefeituras precisam estar atentos para solicitar com antecedência a Ligação Provisória para seus eventos. É importante averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, dentre outros).
Além disso, quem aposta em uma renda extra para esse período, donos de food trucks e bancas para venda de bebidas e lanches, precisam também solicitar a ligação provisória. Isto evita a sobrecarga de transformadores ou subestações, que pode causar falta de energia, curto circuito e acidentes graves. A Equatorial Maranhão conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações durante o período de festa.

Solicitar com antecedência - As solicitações precisam ser feitas no mínimo 5 dias úteis antes do evento, diretamente em uma de nossas agências de atendimento ou postos credenciados. O solicitante precisa levar RG, CPF e informar a carga que precisará para o seu evento, baseado nos equipamentos que serão usados no local, além de informar o endereço completo do local da festa.

Riscos das ligações clandestinas - As ligações clandestinas oferecem riscos à população e também para quem realiza este crime. Quando identificada, estas ligações são retiradas imediatamente pelas equipes da Equatorial Maranhão, como forma de preservar a segurança das pessoas. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e pode chegar até 4 anos de reclusão, além de representar riscos de morte a quem faz e a toda população próxima.

Em casos de acidentes com curto circuito a orientação é imediatamente isolar o local, não se aproximar de cabos, fios partidos ou de pessoas em contato com os fios energizados. A população deve ligar imediatamente para Central de Atendimento 116 e para o Corpo de Bombeiros 192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário