segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Mostra ‘Estudo em Modelagem’ nessa quinta, 28, no Palacete Gentil Braga


A exposição ‘Estudo em Modelagem: Uma Proposta Interdisciplinar entre Medicina e Arte’, da Coordenação do Curso de Medicina do Campus de Pinheiro e Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), será aberta ao público nessa quinta-feira, 28, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782 - Centro), em São Luís/MA.
Selecionada pelo Edital 2019 de Ocupação da referida galeria, a mostra é uma realização da Ufma, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A promoção é da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) com apoio da Fundação Sousândrade e Superintendência de Comunicação da Ufma (Universidade FM, Gráfica Universitária e TV Ufma). A mostra ficará aberta até 27 de dezembro/19, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Saiba mais!
Escolas e grupos interessados em visitas agendadas podem entrar em contato com a equipe da Dac pelos telefones 98 3272 9361 e 9362 ou pelas redes sociais da instituição. A exposição resultou do Projeto ‘Anatomia Humana: Modelando Órgãos’, coordenado pela professora Carla Carvalho Menezes, da Coordenação do Curso de Medicina/Pinheiro/CCHNST, proponente da referida mostra.
A exposição resultou de uma ação extensionista realizada entre 2018 e 2019 por alunos de Medicina e de Enfermagem do Campus de Pinheiro e de Artes do Campus de São Luís da Ufma. Sob a coordenação artística do estudante do Deartes, Eduardo Sereno, e do professor do Deartes da Ufma, Paulo César Carvalho, os estudantes colocaram, literalmente, a mão na massa para modelarem esculturas em argila com formatos de coração e pulmão e finalização em pintura.
Participaram ainda do Projeto os universitários do Deartes, Dalton Costa e Yuri Sousa, que aprimoraram os seus conhecimentos em esculturas. Segundo Carla Menezes, para produzirem as peças em argila, os alunos aprenderam técnicas de esculturas, formas geométricas e anatomia. Essa ferramenta é conhecida como Metodologia Ativa, onde o aluno aprende, construindo a própria escultura do órgão humano. Uma prática que vem sendo demonstrada em pesquisas como uma forma eficiente de aprender anatomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário