segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Presidente da EBSERH visita HU-UFMA e reforça papel da Rede


O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira, visitou nesta segunda-feira, 11, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Estava acompanhado do diretor de Atenção à Saúde da estatal, Giuseppe Cesare Gatto. A comitiva foi recebida pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado, a superintende Joyce Lages e demais gerentes. O presidente visitou as instalações da unidade Presidente Dutra e conheceu diversos serviços.

Em encontro com chefias e lideranças do Hospital, Oswaldo Ferreira realçou o papel da Ebserh e a importância de pensar a estatal em Rede. “Ao longo dos anos, a Ebserh já incorporou mais de 32 mil pessoas à empresa, distribuídas pelos 40 hospitais de todo o Brasil. Estamos trabalhando para oferecer o melhor para os nossos hospitais. Estamos com inscrições abertas com vagas para todo o país. Outra questão importante é a gestão dos recursos para a aquisição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, produtos para a saúde, insumos que são essenciais para o trabalho dos hospitais e a responsabilidade de renovação do parque tecnológico. Temos feito um bom papel e queremos fazer mais. ”
O HU-UFMA tem como propósito educar e cuidar para transformar vidas. É a maior estrutura formadora de recursos humanos para a rede de saúde do estado do Maranhão e está entre os três maiores da Rede Ebserh. Possui 524 leitos, 77 leitos de UTI, 19 salas cirúrgicas e nove unidades anexas. De janeiro a agosto deste ano realizou 30.833 exames de imagem, 178.931 consultas e 6.537 cirurgias. Pesquisa de satisfação do usuário divulgada recentemente apontou o índice de satisfação de mais de 93% dos usuários com o atendimento no HU-UFMA.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu o apoio que o hospital está recebendo na gestão do presidente Oswaldo Ferreira, assim como de todo o corpo técnico e de professores que fazem desse hospital um serviço de excelência. “Sabemos que nossa tarefa é árdua. Formar pessoas, fazendo assistência em saúde não é fácil, porque temos em nossas mãos dois compromissos que, para o ser humano é de vital importância, a educação e a saúde. Existimos porque precisamos formar e não é formar de qualquer forma, é formar com qualidade. A minha palavra é de gratidão por todo o apoio que recebemos e assim vamos buscando melhorias que só quem tem a ganhar são os nossos usuários ”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou a clareza e a simplicidade do presidente em destacar o papel da Ebserh e a importância das unidades de saúde como um espaço importante da universidade. “Isso representa o reconhecimento e a valorização do que a UFMA é para a sociedade. A academia é uma catedral de conhecimento que trabalha formando pessoas de geração em geração para desenvolver nosso país nas diversas áreas. E este hospital é a maior unidade acadêmica dentro da universidade”. 
Todo o apoio recebido da sede pelo hospital vem sendo revertido em reconhecimento fora dos muros da instituição. Só no último mês, o HU-UFMA teve dois trabalhos realizados por colaboradores da instituição vencedores de prêmios de grande relevância. São eles: “Prêmio Júlia Lima 2019”, atribuído pela Sociedade Brasileira Israelita Beneficente Albert Einstein ao trabalho “Sistema Informatizado de Nutrição Parenteral: uma ferramenta essencial para a segurança do paciente”; e o prêmio na VII Jornada de Qualidade e Segurança do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, atribuído ao trabalho “Estratégias utilizadas para disseminação da cultura de segurança do paciente no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão”.


A visita do presidente Oswaldo Ferreira ao HU-UFMA prossegue nesta terça, 12, quando ele conhecerá as instalações da Unidade Materno Infantil, certificado como Hospital Amigo da Criança, e seus diversos serviços, entre eles o Banco de Leite Humano. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário