terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Articulação Regional de Barreirinhas, bem como organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis



Seminário em Barreirinhas, debate questões ambientais do território

Governo do Maranhão realizou na sexta (6) e no sábado (7), no município de Berreirinhas, o I Seminário Territorial Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Catadores: Agindo no Presente Para Garantir o Futuro, com o intuito de incentivar o fortalecimento da categoria de catadores, do território dos Lençóis Maranhenses, assistidos pelo projeto “Pró-catador – recuperando vidas, reintegrando cidadania”, no qual é desenvolvido pelo governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em convênio com o Departamento Nacional de Economia Solidária/MC.

Na oportunidade, o catador beneficiado pelo Projeto e associado da Cooperativa dos Catadores de Tutoia, Clóvis Portela, pontuou que a iniciativa é uma oportunidade maravilhosa por parte do Governo do Maranhão.”Vivemos desse trabalho com os materiais recicláveis, e entender como funciona o processo de por em prática o aprendizado para beneficiar o meio ambiente, é fundamental. Essa é uma oportunidade maravilhosa que estamos tendo”, disse Clóvis Portela.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, ressaltou que ao contrário do que muitos pensam, é necessário sim, falar sobre as particularidades do meio ambiente e somar esforços para desempenhar as políticas públicas necessárias, a fim de desenvolver o estado do Maranhão, também, neste aspecto.

Em concordância com o ponto de vista do Secretário Jowberth Alves, a representante Nacional dos Catadores, Maria José, acrescentou que todo o aprendizado obtido durante o Seminário é fruto do empenho do Governo, em parceira com outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Estado do Trabalho. “A Secretaria do Trabalho tem um papel fundamental no que diz respeito à efetivação de Programas e Projetos que ‘abrem as portas’ para novas possibilidades! O projeto ‘Pró-Catador’, além de promover dignidade e incentivar a geração de Emprego e Renda aos trabalhadores, visa, também, atingir o aspecto social, pois, muitos trabalhadores saíram de situações complexas como as drogas para vivenciaram novas perspectivas”, explicou Maria José.

Na oportunidade, a superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Hayane Araújo, também comentou sobre a importância do evento para a região. “A temática é importante para os trabalhadores da área, pois, fornece conhecimento para os associados; estimula a a geração do Trabalho e da Renda através da produção de derivados dos materiais recicláveis; com isso, o consumo desenfreado e o surgimento dos lixões, são reduzido.

O Seminário

Seminário em Barreirinhas, debate questões ambientais do território

O Seminário Territorial Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Catadores: agindo no presente para garantir o futuro, que acontece entre os dias 6 e 7 de dezembro é uma construção coletiva que envolve a Setres; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); e a Superintendência de Articulação Regional de Barreirinhas, bem como organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis

O objetivo do Seminário é debater questões ambientais do território; o enfrentamento de problemas da região; bem como o fortalecimento da Política de Resíduos Sólidos e da organização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis nos municípios do território dos Lençóis Maranhenses, sobretudo Barreirinhas. O que se busca é favorecer o crescimento e valorização da atividade, a partir da implantação e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos no estado do Maranhão, estabelecendo boa convivência ambiental da comunidade e a garantia dos direitos dos catadores na gestão dos resíduos sólidos. Para isso, pretende-se mobilizar, além de catadoras e catadoras, gestores públicos municipais e estaduais, organizações locais da região, profissionais envolvidos com a temática, moradores, etc, para que se atentem, dentre outras, às questões voltadas ao cumprimento da PNRS.

Autoridades

Autoridades presentes no Seminário em Barreirinhas

Além do secretário do Trabalho, Jowberth Alves, compuseram a mesa de diálogo, a superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Hayane Araújo; o superintendente de articulação Regional de Barreirinhas, Amilca Rocha; o secretário do Meio Ambiente, Dion Ferreira; o representante da Câmara Municipal, vereador Ronin Rodrigues; o presidente do Instituto Rio Preguiças, Riba Canavieira; e a representante Nacional dos Catadores, Maria José. Estiveram presentes no evento, o coordenador de Economia Solidária, Ricarte Almeida; a secretária adjunta do Trabalho, Jordânia Pessoa; representante de sindicatos; cooperativas, além de estudantes e técnicos da Setres.

Projeto ‘Pró-Catador’

O projeto: Pró-Catador– Reecuperando Vidas Reintegrando Cidadania, é uma proposta da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão, de resgate da cidadania em suas diversas abrangências: geração de Trabalho e Renda; capacitação; elevação de escolaridade; inclusão digital; saneamento; saúde; segurança; crédito; segurança alimentar; habitação; e programas assistenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário