domingo, 15 de dezembro de 2019

Ed Wilson Araújo vence Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Maranhão



Ed Wilson Araújo recebe o prêmio das mãos do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho

A reportagem “Pirataria francesa: Polícia Civil apreende objetos históricos furtados de comunidades quilombolas no Maranhão”, do jornalista e professor da UFMA Ed Wilson Araújo, um dos idealizadores do site Agenda Maranhão, venceu o Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Maranhão (MPMA), na categoria Webjornalismo.


“O Ministério Público na indução de políticas públicas”, tema da edição 2019 do Prêmio de Jornalismo, teve o objetivo de condecorar os melhores trabalhos dos profissionais de comunicação sobre a atuação da instituição ministerial maranhense, veiculados por websites, jornais e emissoras de rádio e televisão.

A solenidade de entrega aconteceu sexta-feira, 13, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público (CCMP), em São Luís.

Com imagens da professora da UFMA Marizélia Ribeiro, a sequência de duas matérias publicadas no Blog do Ed Wilson, nos dias 5 e 7 de fevereiro de 2019, narrou a violação de sítios arqueológicos em áreas quilombolas no município de Bacuri, no litoral ocidental do Maranhão, comandada pelo casal Magnólia de Oliveira e François-Xavier Pelletier.


Sem registro profissional em nenhuma instituição de Arqueologia nem pesquisas acadêmicas autorizadas por universidades brasileiras, eles fizeram escavações irregulares, retirada e transporte ilegal de farto material arqueológico e de valor histórico da comunidade São Félix, além do furto de duas peças de ferro no povoado Mutaca.

Remanescente do período colonial, a região expropriada pela dupla Magólia e François é formada por várias comunidades quilombolas onde existem sítios arqueológicos. A dupla ainda tentou retirar antigas engrenagens de maquinário de engenho na localidade Bitíua, mas os moradores impediram o saque.

A reportagem apurou que uma casa localizada no povoado Portugal, alugada para Magnólia de Oliveira e François-Xavier Pelletier, poderia ser o local onde estariam armazenados os artefatos retirados das áreas quilombolas. A dupla evadiu-se do local um dia antes da equipe do Blog do Ed Wilson identificar a residência.

Após a publicação da primeira matéria, dia 5 de fevereiro, o Ministério Público em Bacuri desencadeou uma investigação e posteriormente uma decisão judicial com mandado de busca e apreensão constatou o armazenamento de uma quantidade expressiva de artefatos na casa da rua Portugal. Posteriormente, os materiais arqueológicos foram transportados para a sede do município de Bacuri e serão devolvidos brevemente aos locais de origem.

Durante a apuração, testemunhas informaram que o casal utilizava equipamentos sofisticados, entre os quais drone e um detector de metais, para fazer a varredura e identificar objetos metálicos. Parte dos moradores colaborou nas escavações e no transporte dos objetos, mediante a promessa feita por Magnólia e François de que iriam construir um museu em Bacuri.

Vencedores do Premio MPMA de Jornalismo

Categoria Webjornalismo: Ed Wilson Araújo, autor da reportagem “Pirataria francesa: Polícia Civil apreende objetos históricos furtados de comunidades quilombolas no Maranhão”, publicada no Blog do Ed Wilson.

Categoria Jornalismo Impresso: Patrícia Cunha, autora da reportagem “Suicídio, é preciso falar”, publicada no jornal O Imparcial. A jornalista também ganhou a categoria Destaque.

Categoria Radiojornalismo: Borges Júnior, autor da reportagem “Fraudes de precatórios do TJMA: operação do Ministério Público do Maranhão leva à prisão de servidores suspeitos de envolvimento no esquema”, veiculada na da Rádio Universidade FM.

Categoria Estudantes – Webjornalismo: Carlos Eduardo Ramos, autor do trabalho “Infância interrompida”.

Nas demais categorias não houve vencedores.

Foto: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário