sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Preparar ou já comprar pronto o pernil da ceia de Ano Novo? Na dúvida o que não vale é quebrar a tradição

Chef ensina receita para não errar no preparo do Pernil da ceia de Ano Novo. 

O cardápio da ceia de réveillon pode variar ano após ano, mas alguns ingredientes dificilmente ficam de fora. E o motivo não é apenas o sabor, mas o significado. Na cultura popular, alguns alimentos são sinônimos de prosperidade e, por isso, se forem consumidos durante a ceia podem trazer sorte para o ano seguinte.
Para garantir a boa sorte, não custa apostar em alguns talismãs gastronômicos à mesa, para alcançar um ano bem-sucedido.
Entre os ingredientes que não podem faltar na hora da virada de ano está a carne de porco, que substitui a carne de aves. O motivo? As aves são símbolo de má sorte, pois ciscam para trás, trazendo o passado. Já o porco é um animal que fuça para frente e, por isso, não pode faltar no prato de quem deseja prosperidade no Ano Novo. Sem esquecer também que, em muitas culturas, a gordura do animal está associada à fartura e riqueza.
No entanto, apesar de saboroso e cheio de significado, preparar a receita não é tão simples assim. Afinal, como preparar sem terminar com um pernil seco ou um pedaço cru? E qual o modo correto para marinar? Para todas as dúvidas, o chef Joab Louzeiro, do Grupo Mateus, selecionou uma receita que vai deixar a sua ceia de Ano Novo ainda mais saborosa. Confira:

PERNIL MARINADO ASSADO NO FORNO
Ingredientes:
-1 (2,5 kg) pernil de porco
-1 pimenta vermelha
-1 cabeça de alho
-3 cebolas médias
-4 batatas médias
-2 laranjas grandes
-1 copo de vinho branco
-3 colheres de sopa de sal grosso
-Pimenta do reino moída
-Alecrim
-4 folhas de louro
-Azeite

Modo de preparo:
-Em uma bacia, com o pernil, amasse os dentes de alho, esprema as laranjas e pique a pimenta vermelha em tamanhos médios. Em seguida,  adicione o vinho e massageie os temperos por toda a peça. Lembre-se: o pernil deve estar perfurado para ajudar o tempero a penetrar na carne.
-Deixe marinando na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Assim a carne irá absorver os sabores. (A dica é fazer essa etapa um dia antes do jantar).
-Para forrar o fundo da assadeira, descasque as batatas e as cebolas, corte em rodelas não muito finas e construa uma base com as cebolas e batatas, depois despeje azeite até cobrir as rodelas.
-Com a base pronta, coloque o pernil na assadeira com o couro para cima, despeje o tempero da marinada junto com o azeite por todo o couro.
-Em seguida deixe a carne fora da geladeira para perder um pouco de temperatura e leve ao forno médio pré- aquecido. Asse por 3 horas, até a carne estar cozida. Após às 3 horas retire o pernil do forno, aumente a temperatura ao máximo e deixe aquecer. Com a gordura que está no fundo da assadeira banhe novamente o couro e volte ao forno. Isso fará com que o couro fique crocante.
-Ao dourar, retire do forno, aguarde de 10 a 15 minutos e sirva com as batatas e cebolas como guarnição.
A receita rende 15 porções, então dá para reunir a família toda para saborear um dos pratos mais esperados da ceia de ano-novo!

NADA DE TRABALHO!
Se você é daqueles que não está disposto a passar as últimas horas do ano no pé do fogão preparando a ceia de Ano Novo, não se preocupe! O Mateus preparou um cardápio repleto de pratos deliciosos para compor a sua mesa.
Do arroz às proteínas e sobremesas, o cardápio conta uma grande variedade de pratos para todos os gostos e bolsos. O quilo do Pernil à Pururuca, por exemplo, custa R$ 55,90. Já a Salada Grão-de-Bico com Bacalhau, vale o investimento de R$ 45,90 o quilo.
Para conhecer os pratos e reservar o seu, basta visitar os Spazios Mateus no Renascença, Calhau, Cohama e a loja da Cajazeiras. A população de Balsas também pode aproveitar a novidade no Hiper Balsas.
As encomendas podem ser feitas até o dia 29 de dezembro pelos whatsapp:

SÃO LUÍS
Spazio Cohama  (98) 99167-7743
Spazio Calhau  (98) 98298-1082 /  (98) 98215-6060
Spazio Renascença  (98) 98260-4446 / (98) 99969-7970
Cajazeiras  (98) 98721-3085
BALSAS  (99) 8801-2766

Nenhum comentário:

Postar um comentário