segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Acadêmicos de medicina iniciam internato no HU-UFMA


O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina e ao longo de muitos anos o HU-UFMA é um importante campo de estágio para esses acadêmicos. Com muita satisfação e alegria que a décima terceira turma iniciou hoje, 27, suas atividades dentro do Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Foi uma manhã muita produtiva, no qual a turma foi recebida no auditório central da Unidade Presidente Dutra pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pela gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, pela chefe da Divisão Médica, Márcia Silva Souza e pela coordenadora do Internato Hospitalar, Adriana Lima Reis. 

Durante o internato, o acadêmico tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, além de ser acompanhado por residentes. Essa experiência é fundamental para proporcionar o aprimoramento e o acúmulo de vivências para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. São, ao todo, nesta turma, 53 estudantes do 9º período que iniciarão o internato pela área da pediatria, percorrendo posteriormente as outras áreas médicas.

A estudante, Denise Lopes, que é intercambista de Cabo Verde, África, destaca que tem sido uma grande experiência tudo que tem vivido e que são grandes as expectativas para os próximos anos de internato “ Tem sido muito bom ver como é feito o atendimento, como funciona o sistema de saúde e agora de uma forma mais intensa será uma grande oportunidade não só pelo conhecimento técnico, mas também pela relação médico- paciente que é uma característica bem marcante e forte que eu já tive a oportunidade de presenciar aqui junto aos meus professores e que agora terei a chance de vivenciar mais na prática”.

São objetivos do internato consolidar os conhecimentos e habilidades adquiridas pelo acadêmico nos oito primeiros semestres letivos do curso de medicina por meio da interação com usuários e profissionais da saúde; possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde por meio do contato com problemas reais, para que possa assumir responsabilidades crescentes, como agente prestador de cuidados e atenção; e estimular o senso crítico do aluno, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.

A coordenadora do Internato, Adriana Reis, reforçou ser esse um momento muito especial e enfatizou o empenho de toda a equipe do hospital para proporcionar o melhor ambiente para esses alunos “ A cada turma que inicia, nós ficamos muito felizes pois o internato é uma experiência singular para a vida acadêmica. Eles vão iniciar um contato mais próximos com os pacientes, com os profissionais de saúde, com as situações do dia a dia. E por isso, deixo aqui meu recado para aproveitarem bastante e tirarem o máximo de aprendizado possível. Estaremos sempre à disposição, para que juntos possamos fortalecer cada vez mais o internato”. 

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, a instituição tem grande responsabilidade na formação acadêmica dos alunos “Formar profissionais para a área da saúde é a nossa missão. Aqui trabalhamos em conjunto, integrando o aluno no processo assistencial, para que esse tenha a visão das melhores práticas e assim possa receber uma educação de alta qualidade”.

A acadêmica Débora Costa pontuou que além de considerar o HU um hospital incrível, o que ela mais gosta é em saber que o paciente aceita e entende a importância do estudante estar inserido nos mais diversos atendimentos oferecidos. E isso só reforça a missão da instituição, uma vez que se trata de um hospital de ensino.

A palestra de abertura do Seminário de Acolhimento cujo tema foi “Estrutura e gerenciamento do Hospital Universitário” foi ministrada pela superintendente, Joyce Santos Lages. A programação se estenderá até quarta-feira, 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário