quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

ATLETAS DA APAE DE SÃO LUÍS MEDALHARAM NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2019


Atletas da APAE de São Luís se destacaram no Atletismo além de outras modalidades disputadas nas Paralimpíadas Escolares 2019 em SP.

Evento reuniu mais de mil atletas com deficiência de 26 estados brasileiros e do DF
O ano de 2019 não poderia ter um saldo mais positivo para os alunos da Escola Eney Santana, mantida pela Apae de São Luís, que participaram das Paralimpíadas Escolares 2019, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). Eles conquistaram diversas medalhas disputando três diferentes modalidades
A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O Maranhão ficou em 13º lugar no quadro geral de medalhas, entre os 26 Estados e o Distrito Federal, foram 41 medalhas no total.
O Maranhão representado no pódio das Paralimpíadas Escolares 2019, na modalidade de Atletismo pelo atleta Pedro Henrique Pinto Nunes.
A Apae de São Luís participou da competição com 6 alunos nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. E vale ressaltar que o projeto esportivo da Apae de São Luís conta com o apoio da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
No atletismo três atletas competiram pelo Maranhão: Pedro Henrique Pinto Nunes, Carlos Arthur Sousa Pereira e Gabriel Sousa Tavares. Na modalidade Natação o competidor foi Marcos de Matos Lindoso; já no Tênis de Mesa os representantes maranhenses foram Carlos Alexandre Pereira Muniz e Samily Pereira Santos. Os atletas viajaram acompanhados dos professores José Henrique Azevedo, que também é chefe da delegação maranhense Paralímpica, o professor Manoel Galdino Costa, técnico de Natação e o professor José Ribamar Soares Ribeiro, técnico de Atletismo.
Para o Professor José Henrique o resultado foi positivo, visto que o número de medalhas foi maior que 2018:
“Nós sempre temos uma boa expectativa em relação ao quadro de medalhas, porém este ano os resultados foram surpreendentes, pois já desenvolvemos atletas para um bom nível de competição. Dizemos que essa “safra” foi boa, pois a participação deles é limitada até o alcance dos 17 anos, desta forma 4 medalhistas já não vão competir no ano que vem e esse ciclo tem que estar sempre se renovando”, explicou.
A atleta de tênis de mesa Samily Pereira Santos, que conquistou uma medalha de 3º lugar, com o seu professor na Paralimpíada Escolar 2019 em SP.
Esse é um dos maiores eventos esportivos para atletas com deficiência em fase escolar, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Mais de 1.220 estudantes de todo o país participaram das competições. Eles representaram 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Os jogos são divididos nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Vôlei Sentado, Badminton, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball e Judô. Este é um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição dos jogos, em 2009, inúmeros talentos do para-desporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário