quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Deputados destacam decreto do governador Flávio Dino para licitação dos serviços de ferryboat

Os três parlamentares parabenizaram Flávio Dino pela decisão de determinar licitação no serviço de ferryboat

Os deputados Zé Inácio (PT), Duarte Jr (Republicanos) e Dra. Thaiza Hortegal (PP) elogiaram, na sessão plenária desta terça-feira (18), a decisão do governador Flávio Dino de determinar que seja realizada licitação no sistema de ferryboat, que funciona na Baia de São Marcos. Além da abertura de processo licitatório, o chefe do Executivo maranhense também editou decreto, na segunda-feira (17), autorizando a intervenção no serviço de transporte intermunicipal aquaviário realizado pela empresa Serviporto. 

O primeiro a abordar o assunto na tribuna, na sessão desta terça-feira, foi o deputado Duarte Jr, que discursou dizendo que a abertura da licitação é um processo há muito tempo “esperado, sonhado e tão cobrado por todos nós”. O parlamentar frisou ainda que não há outro caminho para melhorar o transporte de passageiros entre a Ponta da Espera e o Cujupe, senão por meio da licitação.

“E não foi só o anúncio da licitação, mas também a intervenção na empresa Serviporto. Na semana passada, quando nós, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, vistoriamos os ferryboats, juntamente com todos os órgãos de fiscalização, fizemos a travessia pelas duas empresas, a Internacional e a Serviporto, tanto na ida quanto na volta. E a empresa Serviporto apresentou um serviço ainda pior. Por isso se torna acertada a decisão do governador Flávio Dino, de intervir nessa empresa, para garantir melhorias imediatas, inclusive durante o período do carnaval”, afirmou Duarte Jr.

Em seu pronunciamento, o deputado Zé Inácio disse que, ao longo do tempo, já ocorreram melhorias no sistema, mas que a única coisa que não avançou para dar comodidade aos passageiros do sistema ferryboat foram exatamente as embarcações. "Elas continuam precárias, sucateadas. São embarcações que servem em outra cidade e, depois que estão com alguns anos de uso, vêm servir a nossa população, ou seja, durante esses últimos anos, mesmo com tantas benfeitorias já realizadas na infraestrutura do Porto da Ponta da Espera e no Cujupe, não houve melhoria nenhuma nas embarcações”, salientou.

Ele fez questão de também parabenizar o governador Flávio Dino pela iniciativa de determinar que seja feita a licitação do serviço:

“Assim como nós temos cobrado, nos últimos anos, que essa licitação de fato saia do papel, nós vamos continuar cobrando da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, para que nos próximos 30 dias seja lançado esse edital. Portanto, parabenizo o governador pela iniciativa. E que a concorrência seja aberta em nível nacional ou até internacional para que a gente possa ter embarcações de qualidade”, ressaltou o parlamentar do PT.

A deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) também comemorou o anúncio feito pelo governador Flávio Dino sobre intervenção em uma das empresas operadoras do serviço de ferryboat, visando restabelecer a regularidade do atendimento desse transporte para a Baixada Maranhense.

A parlamentar, que tem cobrado melhorias nos serviços prestados pelas empresas de ferryboat, disse que está muito feliz com o posicionamento do governador. "É uma grande conquista para todos os moradores da Baixada Maranhense. Falo não somente como deputada, mas como usuária desse serviço. Há muito tempo que cobramos avanços e melhorias. Eu sabia que não faríamos vistorias apenas por fazer, mas que o governador se sensibilizaria, com seu olhar especial para a população da nossa região, ao realizar investimentos tanto na Ponta da Espera quanto no Terminal do Cujupe. Tinha certeza que ele não deixaria o nosso estado ter o serviço de ferryboat mais precário do Brasil”, disse Thaiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário