domingo, 2 de fevereiro de 2020

Flávio Dino: investir em cultura traz resultados positivos na economia



Em artigo publicado, o governador do Maranhão (PCdoB), Flávio Dino, destaca “a economia da cultura”. Segundo, ele, mais de 90% dos maiores eventos culturais do Estado contam com o apoio do governo”. Leia a íntegra a seguir:
Recentemente, o Ministério da Economia divulgou dados da geração de empregos em 2019 e o Maranhão ficou bem colocado no ranking nacional. Levando em conta a proporcionalidade da população, o Maranhão foi o Estado que mais gerou empregos no Nordeste, acima da média nacional. Muitos vetores explicam esse resultado positivo, entre os quais a manutenção de altos investimentos públicos, em vários setores. Um deles, que merece destaque, é a economia da cultura.

Desde que assumimos o Governo, implantamos um calendário de grandes eventos, com destaque para o Natal, Réveillon, Carnaval e festas juninas. Além disso, alcançamos todas as regiões com a liberação de emendas parlamentares e projetos de lei de incentivo à cultura, custeados integralmente por benefícios fiscais. A verdade é que mais de 90% dos maiores eventos culturais do Estado contam com o apoio do Governo do Estado, abrangendo festivais de música, cinema, teatro, literatura e dança; eventos promovidos por Igrejas; etc.

Chegamos agora ao Carnaval, a mais popular de nossas festas, que recebeu a atenção merecida em nossa gestão, passando a contar com programação renovada e democrática. A animação já começou com a programação de Pré-Carnaval, desde o último dia 15, com grande participação popular e oportunidades de trabalho para centenas de pessoas. Para todos os dias do Carnaval do Maranhão 2020, planejamos atrações para todas as idades e preferências, com programação que valoriza as nossas manifestações culturais e nossos artistas, ao tempo que oportuniza que atrações de fora do Estado completem a nossa folia, conhecendo a alegria carnavalesca própria do nosso povo.

Teremos quatro circuitos oficiais do Governo do Maranhão, em parceria com a prefeitura de São Luís: Beira-Mar, Madre Deus, Rio Bacanga e Passarela. A programação completa já está disponível em nosso site e redes sociais oficiais. Em respeito aos direitos de todos, também vamos apoiar a Semana de Retiros Culturais, das Igrejas Evangélicas, que terá a sua culminância em apresentações musicais na quarta-feira à noite, na Praça Maria Aragão. Em outras regiões do Estado, teremos parcerias firmadas a partir de projetos apresentados e financiados via emendas parlamentares.

Nossos investimentos reforçam a vasta economia da cultura e do turismo, alavancando a criação de vagas de empregos, ocupação temporária e renda a milhares de famílias. Convido a todos que aproveitem esta grande festa, com alegria, paz e responsabilidade, sem assédio nem violência de qualquer tipo. Vamos juntos fazer o melhor Carnaval do Maranhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário