quinta-feira, 26 de março de 2020

Balsas, Paço do Lumiar e Santa Rita recebem veículos para as políticas socioassistenciais do MA




Para contribuir com a execução das políticas socioassistencias do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou nesta quinta-feira (26), os veículos de Paço do Lumiar, Balsas e Santa Rita. Com um investimento da ordem de R$ 1,9 milhões, os carros foram adquiridos através de parceria do Governo do Maranhão e emenda parlamentar da senadora Eliziane Gama.
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que os 36 carros contemplarão 30 municípios maranhenses com a finalidade de melhorar os serviços das políticas de assistência social.
“São 13 carros destinados aos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e 23 para unidades de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos. Serviços essenciais que assistem familias em situação de risco e vulnerabilidade, que precisam dos programas sociais para terem uma melhor qualidade de vida”, disse o secretário.
Os veículos axiliarão nas visitas domiciliares, assistência aos beneficiários e outras demandas. São Luís, Pastos Bons, Cururupu, Timbiras, Paraibano, Caxias, Codó, São José de Ribamar, Colinas, Bom Jardim, Lago da Pedra, Amarante, Barra do Corda, Estreito, Grajaú, Alto Parnaíba, Chapadinha, Tutóia, Barreirinhas, Imperatriz, Timon, Buriticupu, Coroatá, Açailândia, Bacabal, Itapecuru Mirim e Buritirana, também serão contemplados.
O secretário de Assistência Social de Santa Rita, Flaudemir Junior, disse que o veículo irá facilitar os serviços realizados no Creas da cidade.
“O carro vai ajudar no deslocamento das nossas equipes técnicas para as visitas de acompanhamento das famílias referenciadas no Creas, que tem crianças e adolescentes que já sofreram algum tipo de violência. Agradecemos por mais esse auxílio que irá otimizar o nosso trabalho”, disse o secretário.

O Creas é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O equipamento oferece Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, e serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Já os serviços de acolhimento, são serviços especializados que oferecem acolhimento e proteção a pessoas e famílias afastadas temporariamente do seu núcleo familiar e/ou comunitários de origem e se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. Tais serviços funcionam como moradia provisória até que a pessoa possa retornar à família de origem, ou seja encaminhada para família substituta, quando for o caso, ou quando se dê o alcance da autonomia (moradia própria ou alugada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário