sexta-feira, 13 de março de 2020

Dia do Bibliotecário: vereador Honorato presta homenagem aos profissionais

A Câmara Municipal de São Luís promoveu, na quinta-feira (12), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Bibliotecário. A propositura da homenagem foi do vereador Honorato Fernandes (PT), que não pôde estar presente, por precisar cumprir compromissos partidários em Brasília.
Embora impossibilitado de comparecer à solenidade, o parlamentar, em suas redes sociais, registrou a homenagem, ressaltando a importância da data para a “categoria que tem uma missão fundamental na formação de todos”.
Na postagem, Honorato parabenizou ainda todos os bibliotecários (as) presentes e agradeceu o vereador Nato Júnior (PDT), que o substituiu na condução dos trabalhos da sessão solene.
Além da homenagem, durante a solenidade, algumas questões inerentes ao universo dos bibliotecários foram pontuadas, como a luta que vem sendo travada pelos profissionais para sensibilizar o Poder Público Municipal quanto ao cumprimento da Lei de Universalização de Bibliotecas Escolas (Lei nº 12.244/2010), também conhecida como “Lei da Biblioteca Escolar”.
Assinada pelo ex-presidente Lula, em 2010, a lei estabeleceu um prazo de até o ano de 2020, ou seja, este ano, para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil tivessem bibliotecas.
“Na época, a Lei foi muito festejada por nós, profissionais de Biblioteconomia, pelas inúmeras possibilidades proporcionadas pelas novas regras, principalmente as que dizem respeito à abertura de novos postos de trabalho aos profissionais. No entanto, não precisamos visitar muitas escolas da rede municipal para perceber que a meta prevista na lei não foi cumprida. Hoje, nossa luta da é pelo cumprimento da lei”, disse a coordenadora do Conselho Regional de Biblioteconomia, profa. Leoneide Brito, agradecendo ainda o vereador Honorato por propôr a homenagem.
O vereador Honorato, tem militado de forma incessante junto aos profissionais de biblioteconomia em prol das inúmeras causas da categoria.
O parlamentar já realizou Audiência Pública para discutir temas referentes à campanha “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecários”, cujo objetivo é contribuir para o cumprimento da “lei da biblioteca escolar”. Além disso, tem lutado pela construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas de São Luís, política essencial para o setor, pois nele estarão previstas as ações que visam qualificar as bibliotecas institucionais, inclusive com a nomeação de bibliotecários concursados.
Por somar tanto à luta em defesa das causas dos bibliotecários (as), que, em 2019, o vereador Honorato foi homenageado, durante a solenidade em comemoração aos 50 anos do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário