sábado, 7 de março de 2020

Flávio Dino: separar PIB entre público e privado é “disparate técnico”

O governador do Maranhão, Flávio Dino

Em postagem em suas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) chamou de “disparate técnico” a separação entre “PIB público” e “PIB privado” adotada pelo governo de Jair Bolsonaro para explicar o resultado pífio da atividade econômica, que cresceu apenas 1,1% em 2019.

O PIB, Produto Interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período. Portanto, o PIB nos ajuda a avaliar se a economia está crescendo e se o padrão de vida está melhorando. O PIB é uma soma de tudo que contribui para a formação de riqueza, e, por definição, não deve ser separado entre público e privado.

“Ainda que fizesse sentido, a invenção serviria para provar quem é o culpado pelo micro-PIB: o governo, pois não cuidou do ‘PIB público’ e então ele caiu”, escreveu Dino.

O governador do Maranhão afirmou que o crescimento nanico do PIB e a explosão do dólar mostram que há muitos erros no Brasil atual. “Espero que o governo federal corrija a sua conduta política e a gestão econômica. Uma sugestão: mandar uma proposta de reforma tributária ao Congresso”, disse.

Do Portal PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário