sexta-feira, 13 de março de 2020

Governadores da Amazônia querem mais recursos para conter coronavírus



Eles querem implementar ações urgentes como habilitação de leitos de UTI já existentes e a imediata locação de 1.000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos
Os governadores dos nove estados da Amazônia se reúnem até esta sexta-feira (13) para discutir as pautas em comum da região, como a defesa da saúde, desenvolvimento econômico e ambiental, além da geração de projetos e investimentos. O encontro ocorre no 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal que acontece em Belém, no Pará.


Na ocasião, os governadores dos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Acre e Roraima assinaram a Carta de Belém, apresentando à sociedade as deliberações do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Uma das manifestações abordadas na Carta foi a preocupação dos governadores com o advento da Covid-19 (novo coronavírus) e ressalta a necessidade de ampliar a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde; pleiteiam do Governo Federal o imediato aporte dos recursos para o custeio das ações emergenciais; a habilitação de leitos de UTI já existentes e a imediata locação de 1.000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos.


“Destaco a preocupação com uma agenda anticrise, uma agenda de investimento para ajudar o Brasil gerar oportunidades de trabalho, oportunidades para as nossas empresas e ao mesmo tempo uma preocupação com a agenda sanitária”, afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Outros pontos citados foram a implementação da regularização fundiária, desenvolvimento econômico da Amazônia Legal, restabelecimento do fluxo do Fundo Amazônia, a rede de infraestrutura e logística de transporte da Amazônia e ações prioritárias na área da educação, o projeto “Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa”, a implantação de compras compartilhadas de medicamentos de alto custo, a integração de sistemas, banco de dados e governança; e, na área de segurança, o Programa Tático Operacional de Articulação Interestadual em Segurança.


Com informações da Folha de Boa Vista com o site Seguir


Concluímos agora a reunião do Consórcio Amazônia, realizada na cidade de Belém. No vídeo, faço um resumo das principais deliberações >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário