domingo, 15 de março de 2020

Neurocirugião egresso de Medicina da UFMA recebe Medalha Manuel Beckman da Assembleia Legislativa


SÃO LUÍS – Em cerimônia solene, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) concedeu, na manhã de hoje, 13, no Plenário Nagib Haickel, concedeu ao egresso da Universidade Federal do Maranhão, Vitor Mendes Pereira, a maior condecoração do estado, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. Tendo suas bases acadêmicas formadas no curso de Medicina e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Maranhão, Mendes é neurocirurgião, neuroradiologista e professor da Medical Imaging and Surgery da University of Toronto, Canadá, onde desenvolve pesquisas voltadas para o avanço das técnicas no tratamento das doenças cerebrovasculares, como AVC.

Durante a solenidade, o docente ficou emocionado ao relembrar de seu pai e de pessoas que o apoiaram durante o início de sua trajetória acadêmica, a exemplo dos docentes do curso de Medicina da UFMA. “Me sinto muito honrado de ser reconhecido no meu estado, sou de São Luís e fiz minha formação no curso de Medicina da UFMA, as bases que adquiri aqui norteiam toda minha carreira. A UFMA foi uma escola de vida, tive docentes que me influenciam minha carreira até hoje, como o reitor Natalino Salgado, o professor Manoel Faria, Periguari de Lucena e Ivan Abreu” declarou.

Ele também afirmou, orgulhosamente, que continua a levar o nome da instituição em suas palestras, aulas e eventos que participa. “Sempre levo o nome da Universidade Federal do Maranhão e tenho orgulho de ter sido graduado nessa universidade. No ano passado, fui nomeado professor titular da Universidade de Toronto e no meu discurso de posse comecei falando justamente da minha experiência como aluno da Universidade Federal do Maranhão”, revelou.

A autora da proposta de entrega da medalha, a deputada Helena Duailibe, contou sobre a admiração ao profissional que a motivou a mobilizar a Alema para a concessão da honraria. “Quando eu soube a da história dele não poderia deixar de homenageá-lo com a medalha Manuel Beckman, a mais importante do Maranhão. Como médica, me sinto orgulhosa de conceder esta medalha, porque ele é um exemplo que mostra que quando o aluno quer, quando encontra apoio em professores que incentivam e quando se doa à pesquisa, em uma universidade que tem docentes que se interessam pelo sucesso do aluno, consegue chegar longe. Ele encontrou uma universidade aberta para torná-lo um grande cientista e aproveitou a oportunidade”, frisou.

Professora de Vitor Mendes durante a graduação, a professora Maria do Desterro Brandão, do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto, enfatizou a importância do Pibic para dar o início em todos os trabalhos e pesquisas acadêmicas subsequentes do neurocirurgião.

“Os primeiros passos do doutor Vitor Mendes foi desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre a leishmaniose visceral sob nossa orientação, como bolsista de iniciação científica, e foi premiado em um encontro de clínica médica que ocorreu na Universidade Federal do Pará, em 1997. E eu vejo que essa experiência foi uma semente, hoje é um profissional que é um exemplo para nossa UFMA”, elogiou.

Para o vice-reitor Marcos Fábio Matos, é uma comprovação de a Universidade cumpre seu papel social de garantir, gratuitamente, não só conhecimento, mas oportunidades únicas na vida. “Quando a universidade constata que um aluno seu, mesmo um professor, servidor, aluno, alguém da sua comunidade consegue alguma projeção, a sensação é de dever cumprido, de que fizemos um excelente trabalho em devolver à sociedade um profissional que vai ganhar o mundo”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário