quarta-feira, 25 de março de 2020

Veículos adquiridos para melhoria na assistência social começam a ser entregues aos municípios

Os 36 veículos adquiridos pelo Governo do Estado, em parceria com a emenda parlamentar da senadora Eliziane Gama, já começaram a ser entregues pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). Com um investimento de quase R$ 2 milhões de reais, os carros serão destinados à política de Assistência Social de 30 municípios.
O prefeito de Timbiras, Antônio Borba, agradeceu pelo auxílio e disse que o carro chegou em boa hora.
“Só temos a agracer ao Governo do Estado pelo veículo que vai nos auxiliar a prosseguir com os programas que, para muitas famílias, são a esperança de uma vida melhor. Vivemos uma crise na assistência social onde os recursos para estruturá-la estão cada vez mais difíceis. Toda ajuda é bem vinda, e essa chegou em boa hora”, declarou o prefeito.
Os veículos foram recebidos pelo governador Flávio Dino e pelo secretário da Sedes, Márcio Honaiser, na última sexta-feira (20). 30 municípios receberão os carros que serão destinados aos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e aos Serviços de Acolhimento de Crianças, adolescentes e idosos, auxiliando nas visitas domiciliares, assistência aos beneficiários e outras demandas.
Para Márcio Honaiser, os veículos irão auxiliar na execução das políticas socioassistenciais do estado.
“Diante do cenário político e econômico do nosso país, vemos o quanto a assistência social no Maranhão vem passando por dificuldades em assistir familias em vulnerabilidade social, que precisam dos programas sociais para terem o mínimo de dignidade de vida. Os veículos auxiliarão os técnicos a realizarem visitas domiciliares e outras demandas dos programas sociais que atendem essas pessoas. Nosso objetivo é cumprir com a determinação do governador Flávio Dino de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse o secretário.
O Creas é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O equipamento oferece Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, e serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Já os serviços de acolhimento, são serviços especializados que oferecem acolhimento e proteção a pessoas e famílias afastadas temporariamente do seu núcleo familiar e/ou comunitários de origem e se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. Tais serviços funcionam como moradia provisória até que a pessoa possa retornar à família de origem, ou seja encaminhada para família substituta, quando for o caso, ou quando se dê o alcance da autonomia (moradia própria ou alugada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário