quinta-feira, 19 de março de 2020

Vereador defende aplicação de recursos das festas juninas no combate ao COVID-19 em São Luís

O vereador Genival Alves defendeu nesta quinta-feira, durante entrevista concedida ao programa Câmara em Destaque, na Rádio Educadora AM 560, a realocação de recursos que seriam empregados nos eventos do São João na capital maranhense para o setor da saúde com o objetivo de desenvolver mais ações de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

De acordo com o parlamentar, que é idealizador do projeto “Saúde na Comunidade” – iniciativa pioneira que, desde 2017, oferece nos bairros serviços gratuitos no setor da saúde básica, as informações prestadas, até o momento, pelas autoridades sanitárias apontam que a chamada queda da “curva” referente a propagação do vírus se dará em um período de dois a três meses.

Ou seja, muito próximo da realização da tradicional festa.

“Louvo e parabenizo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Maranhão no que se refere a combater e prevenir o COVID-19. Porém, avalio que este não é o momento de imaginarmos  a promoção do São João ou de qualquer outro tipo de festividade que favoreça a aglomeração de público. Município e o Estado podem, desde já, realocar recursos para a saúde visando ampliar, ainda mais, o trabalho que já está sendo feito. O São João é importante? É, claro. Mas nada é mais importante do que preservarmos a saúde do cidadão, agindo também para aumentar o número de leitos em UTI, por exemplo”, comentou.

 Questionado sobre proposta que está tramitando no Congresso Nacional e que amplia o tempo dos mandatos de prefeitos e vereadores para que as eleições municipais sejam realizadas somente no fim do primeiro semestre de 2021, Genival demonstrou ser favorável à medida, desde que o recurso do Fundo Eleitoral, estimado em cerca de R$ 8,8 bilhões, seja destinado ao setor da saúde.

“Se esta pandemia se prolongar, que é o que não queremos, todo tipo de evento, inclusive os eleitorais, serão comprometidos. Portanto, caso as eleições sejam transferidas, este robusto recurso do Fundo Eleitoral deve ser empregado no combate ao vírus e mais melhorias para população”, disse.

Balanço positivo – O vereador fez um balanço positivo das suas ações em favor dos ludovicenses.

Além do Saúde na Comunidade e Carreta da Saúde, que já beneficiaram mais de 25 mil pessoas, inclusive de outros municípios, Genival destacou Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Apoio as Escolas Comunitárias; aprovação do PL que concede aos Conselheiros Municipais gratuidade no transporte coletivo; adesão do Município, a seu pedido, ao programa federal Saúde na Hora; além do asfaltamento de vias e outras ações de infraestrutura.

“Nosso mandato é pautado em atender as reivindicações do povo de São Luís. Muito fizemos, é verdade. E o cidadão pode ter a certeza que, na Câmara Municipal, continuaremos trabalhando para levar mais benefícios para todas as regiões da nossa cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário