segunda-feira, 20 de abril de 2020

Após solicitação do vereador Dr. Gutemberg, vereadores e representantes de entidades médicas participam de reunião na SEMUS

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gutemberg foi realizada mais uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, para reavaliar a situação da pandemia do novo coronavírus em São Luís. Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, vereadores Sá Marques e Raimundo Penha. Os representantes de entidades médicas, convidados pelo Dr. Gutemberg, também marcaram presença: Dr. Adolfo Paraíso, presidente do Sindicado dos Médicos do Maranhão, e Adriana Carvalho, representante do Conselho Regional de Enfermagem.
Durante a reunião, o secretário Lula Fylho apresentou uma prestação de contas e tratou das dificuldades enfrentadas pelo setor da Saúde no combate ao Coronavírus.
Na ocasião, o vereador Dr. Gutemberg mostrou preocupação em relação ao aumento de casos da doença em São Luís, o número alto de profissionais infectados e a falta de equipamentos de proteção para esses profissionais.
No mês passado, os 31 vereadores da capital, destinaram R$ 3,1 milhões por meio de emenda parlamentar coletiva para a saúde do município. Este mesmo valor foi destinado ao setor da Assistência Social.
“O secretário Lula Fylho apresentou o
processo de compra dos EPIs com o valor das emendas dos vereadores. E ele nos garantiu que o município solicitou a compra de mais máscaras cirúrgicas”, disse Dr. Gutemberg.

O secretário Lula Fylho destacou ainda os problemas que tem para recompor as equipes médicas em função do afastamento de profissionais dos grupos de risco. Como exemplos, o secretário citou o Socorrão 1 e 2, onde 560 profissionais já foram afastados pela COVID-19, e o Hospital da Criança com 40 enfermeiros afastados.
Sobre a situação dos profissionais infectados, Dr. Gutemberg sugeriu, mais uma vez, a realização de um convênio da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado com hotéis da cidade para a estadia desses profissionais, enquanto durar a pandemia.
“Não é justo esses profissionais retornarem para suas casas com o risco de contaminar toda a família. Por isso, a sugestão do convênio com os hotéis da cidade. A medida ainda ajuda a amenizar a crise financeira em tempos de pandemia”, aconselha Dr. Gutemberg.
Outro pedido foi para intensificar a testagem dos servidores da saúde. O secretário informou que fez convênio com laboratório privado para 1000 exames PCR para os servidores .
O médico e vereador também solicitou à secretaria municipal de Saúde a emissão de um boletim informando à população a situação da pandemia na capital, o número de leitos ocupados e outras informações importantes.
Para encerrar a reunião, Dr. Gutemberg apontou os caminhos essenciais nessa luta contra o coronavírus: conscientização da população, isolamento social, ficar em casa quem puder ficar e usar máscaras.
“Inclusive, peço à Prefeitura de São Luís para que amplie a distribuição de máscaras nas comunidades carentes. E determine o uso de máscaras para toda população. Assim, evitamos a propagação do vírus. Também precisamos de mais testes rápidos e aumentar os leitos para internação”, disse Dr. Gutemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário