quarta-feira, 27 de maio de 2020

Do Nosso Jeito: Pesquisadora fala nessa quinta-feira sobre comando das mulheres no bumba meu boi


‘As mulheres que dominam os bois: o comando das mulheres no bumba meu boi do Maranhão’ é o tema de um vídeo com formato documentário que a pesquisadora da cultura popular maranhense Marla Silveira apresentará nessa quinta-feira (28), às 20h, nas redes sociais da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (@cultura.ufma e ufma.cultura).

Mestra em Cultura e Sociedade, Marla Silveira abordará o trabalho e desafios das mulheres que exercem a função mais difícil e desejada na hierarquia interna do bumba meu boi: a liderança do grupo. A exibição do vídeo integra o projeto de extensão ‘Do Nosso Jeito’, que oferece online apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras com personalidades das artes e cultura.
Autora do livro e diretora e roteirista do documentário ‘Nas entranhas do bumba meu boi’ (EDUFMA, 2018), Marla Silveira foi produtora executiva do CD ‘Zabumbas da Resistência: Bumba meu boi de Leonardo (2019)’. “Nesse vídeo abordamos a pesquisa e apresentaremos ainda depoimentos de três mestras que protagonizam a liderança de importantes grupos: Regina Avelar, do boi de Leonardo; Nadir Cruz, do boi de Apolônio, e Leila Naiva, do bumba meu boi de Axixá”, complementou.

FRASES

“Grande parte dos grupos de bumba meu boi são comandados por mulheres. Este fato despertou o interesse de observar tal fenômeno de maneira sistemática, a partir de um olhar histórico, uma vez que não tão distante do tempo presente, a participação de mulheres no bumba meu boi era limitada e restrita. Elas eram proibidas de participar da brincadeira”. (Marla Silveira).

“Poucas pessoas param para pensar o quanto é complexo o processo organizativo e logístico desta que é a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, sendo, inclusive, reconhecida internacionalmente como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco no início deste ano. (Marla Silveira).

“Muita gente nem imagina o que existe anterior e posteriormente ao momento do grande espetáculo, que tanto atrai e agrada o público”. (Marla Silveira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário