quarta-feira, 13 de maio de 2020

Flávio Dino:”não tenho medo de miliciano, nem nas ruas, nem nas redes”


Flávio Dino, governador do Maranhão (Foto: Mariana Botão/Le Monde Diplomatique)
O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) afirmou por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (12) que notícias falsas estão entre entre as “doenças” que o Brasil enfrenta hoje.
Flávio Dino vem sendo atacado de forma ainda mais vigorosa pela fakes impulsionadas por redes bolsonaristas depois de ter sido criticado por Bolsonaro no final de semana. As críticas diziam respeito às ações do governo do estado para combater a pandemia, incluindo a fiscalização durante lockdown determinado pela Justiça. Dino rebateu: Bolsonaro deveria “fazer algo útil” ao invés de “andar de jet-ski”, afirmou.

“O Brasil hoje enfrenta várias doenças. Uma delas são as abjetas mensagens do “gabinete do ódio” e suas várias filiais. Dedicam-se a mentir, agredir, criar versões, semear o mal. Reitero: não tenho medo de miliciano. Nem nas ruas, nem nas redes”, comentou Flávio Dino em sua rede social.

O “gabinete do ódio” foi denunciado por ex-apoiadores de Bolsonaro à CPI das Fake News, aberta no Congresso. Esta seria uma estrutura montada dentro do Palácio do Planalto por assessores ligados à família do presidente, e chefiada por um dos filhos dele, Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, para atacar adversários e aliados considerados incômodos, inclusive ministros, por meio de ações orquestradas na internet.

Mentiras sobre Maranhão

Também usando suas redes, Flávio Dino denunciou duas mensagens falsas que passaram a circular desde o final de semana.

Em uma, bolsonaristas dizem que ele estaria internado em Brasília por covid-19. A respeito, escreveu Dino:

“Inventaram isso e estão circulando em grupos de WhatsApp. Informo que não estou em Brasília, nem internado por coronavírus. Impossível encontrar adjetivos para esse tipo de “pessoas”. Peço que orem a Deus para me proteger de tanta maldade.”

Em outra mensagem desmentida pelo governador do Maranhão, bolsonaristas espalham que doentes internados em hospitais particulares seriam removidos para hospitais de campanha. Neste caso, os mentirosos procuram gerar confusão com a informação de que o governador do Maranhão está requisitando leitos privados desocupados.

A estratégia, que foi utilizada, por exemplo, na Espanha, visa garantir que um maior número de pessoas possam ser atendidas e menos gente morra por covid-19. Os hospitais privados que passam a internar pacientes do SUS serão indenizados, portanto não há qualquer “confisco”. Todo o procedimento é respaldado pela Constituição Federal.

“Pessoas desonestas estão inventando de que haverá “remoção compulsória” de pacientes já internados em hospitais privados em São Luís. Lamento que haja gente má que se dedique a sabotar esforços sérios. Embora dispensável, peço que não acreditem nesses delírios”, comentou Flávio Dino sobre mais esta informação falsa.

Não caia nas fakes!

Além de manchar reputações, as notícias falsas são um problema no combate à pandemia do coronavírus. A falta de informação correta leva pessoas a não se cuidarem como devem. Por isso, no último dia 30 de abril o governo do Maranhão lançou a iniciativa da checagem oficial de informações.

O perfil “Verdade Covid MA” nas redes sociais, indica que notícias são falsas e também reunem esclarecimentos sobre o coronavírus no estado.

No Instragram, o perfil é @verdadecovidma e no Twitter as publicações estão na página @VerdadeCovidMA. A intenção é que os maranhenses possam conferir e compartilhar o que é verdade, formando uma corrente de informações de qualidade, que podem salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário