sexta-feira, 8 de maio de 2020

Márcio Jerry e Rubens Junior debatem a crise do governo Bolsonaro


Por Saulo Marino
Em foto de arquivo, Márcio Jerry e Rubens Junior na reunião que confirmou o secretário de estado como pré-candidato à prefeitura de São Luís (Foto: Saulo Marino)
Evento foi organizado pelo Organismo de Base da Educação do PCdoB Maranhão, com mediação de Ismael Cardoso e Rafael Bogoni
A crise do governo Bolsonaro foi tema principal do debate virtual entre o deputado federal Márcio Jerry e o Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Junior, pré-candidato à prefeitura de São Luís. O evento, realizado nesta quinta-feira (7), foi organizado pelo Organismo de Base da Educação do PCdoB Maranhão, com mediação de Ismael Cardoso e Rafael Bogoni.

Presidente estadual do partido, Jerry criticou a maneira como Jair Bolsonaro (sem partido) e sua equipe estão conduzindo a gestão da crise causada pelo coronavírus.

“O oportunismo político não faz as contas da morte. A crise econômica é grave, a economia está derretendo. E o presidente é incapaz, amolecado, Bolsonaro não compreendeu até agora o que é o cargo Presidente da República”, disse.


Jerry pontuou ainda uma relação entre a covid-19 e a crise capitalista. “Entre as lições da pandemia, estamos vendo que o sistema econômico global é frágil. O ‘rei capitalismo’ está nu. Demonizaram o papel do Estado, mas sua mediação é imprescindível para resolver a crise”, afirmou o parlamentar.

Para o pré-candidato Rubens Junior, a crise sanitária ‘enterrou de vez o Século XX’. “Comércio, hospedagem, viagem, alimentação, a importância do Estado, tudo ganhou outro significado. E nisso, mudou também a forma de fazer campanha. Eleição, carreata, não é mais só isso. Precisamos fazer política de modo diferente, estar atentos, com muita mobilização e debate nas redes sociais”, explicou o secretário.

Esperança

Sobre políticas públicas, assunto colocado em pauta por mais de 70 espectadores que acompanharam o debate, Rubens lamentou que esse não seja um assunto de interesse do Governo Federal. “Todos nós [de esquerda] concordamos com a renda básica, mas quem tem que liderar esse debate é o Governo Federal. Infelizmente, perdemos a eleição de 2018. Mas uma coisa ficou clara, a tese do Estado mínimo foi embora, todos que defendiam isso estão calados, pedindo socorro ao Estado”, comentou.

“O capitalismo vive uma fase de esgotamento. E a pandemia tem uma carga simbólica, estamos sendo privados do aperto de mão, do beijo e do abraço. Precisamos refletir sobre tudo isso, buscar uma nova sociedade, marcada pela solidariedade e amor ao próximo. Em meio à crise sanitária, econômica, política e eleitoral, precisamos ser os porta-vozes da esperança”, completou Márcio Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário