quinta-feira, 25 de junho de 2020

Beto das Vilas assume pré-candidatura à Prefeitura de Ribamar


O Presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, Beto das Vilas, participou no começo da tarde desta quinta-feira, 25, como quarto convidado da série de sabatinas promovida pelo Programa Na Hora, da rádio 92,3 FM, apresentado por Isaías Rocha e Flávio Chocolate.

Pela primeira vez, Beto das Vilas se apresentou publicamente na condição de pré-candidato à Prefeito de São José de Ribamar. A entrevista começou com a dupla de apresentadores discorrendo sobre o perfil do pré-candidato, o que gerou um momento de emoção logo em princípio. Uma trajetória de vida de um homem comum que vem conquistando seus sonhos, com a coragem que move um vencedor; desde menino com a separação dos pais, o que ocasionou a chegada dele, junto de sua mãe, para viver em São José de Ribamar. Na cidade que o adotou, Beto cresceu, estudou e trabalhou em diversos ofícios, e na profissão de borracheiro tornou-se microempresário, quando decidiu investir no seu sonho de seguir a carreira pública, tendo sempre ao lado sua companheira, Ely, com quem tem duas filhas.

Em 2005 ele ganhou sua primeira eleição, e de lá pra cá, já são quatro mandatos com a condição de ser o mais bem votado vereador da história política ribamarense. A primeira pergunta foi o que levou Beto das Vilas, na condição de pré-candidato, a buscar a disputa da Prefeitura de São José de Ribamar. Depois de agradecer pelo convite, cumprimentar os profissionais da rádio, ouvintes, ressaltou que ele era filho de uma mulher que apesar dela não ter estudado e ter nascido na roça, era muito inteligente. E nela se inspirou para ter essa força de vontade, somada ao apoio de lideranças comunitárias, do povo em geral, tanto da sede quanto das vilas e zona rural. E disse: “Eu tenho o apoio primeiro de Deus, depois o apoio do povo. Política se ganha é andando nos bairros, nas vilas. Eu ganhei esse nome – Beto das Vilas – quando inauguramos o primeiro centro social da Vila Sarney e foi o povo que começou a clamar. Eu não me escondo da população, e hoje eu me sinto preparado para vencer essa batalha”.

Entre as perguntas sugeridas pelos ouvintes, Beto das Vilas respondeu que São José de Ribamar precisa acordar para o Turismo, mas dando oportunidade primeiro ao povo da cidade, com geração de emprego e renda. Entre suas ideias, disse que a cidade tem belas praias: Caúra, do Meio, Unicamp, mas São José de Ribamar precisa se preparar para o Turismo. Padronizar bares e restaurantes, trazer indústrias, criar concursos públicos, planejar segurança, acessibilidade e mobilidade urbana, fiscalizar tudo isso. “Essa semana eu fui na Nova Terra, pela estrada da Mata, e a situação está horrível de tanto buraco” ressaltou.

O repórter Isaías Rocha observou que a história de vida de Beto das Vilas pode se confundir também com a realidade de muitos eleitores maranhenses e brasileiros também. Desde cedo aprendeu a vencer dificuldades. Beto completou: “Quando vocês começaram a falar a minha história da vida, saiu lágrimas dos meus olhos porque só eu sei o tanto que eu sofri na vida com minha família. Espero que ninguém passe pelo o que eu já passei. Eu já passei fome. Pedia a Deus o dia de ter aula pra eu ter a merenda escolar”. No estúdio, houve até uma pausa para conter a emoção. E disse mais: “Vocês sabem que emprego é difícil para quem está na cidade, imagina para quem vem da roça, que só sabe trabalhar de roça, e na hora em que vocês começaram a falar da minha vida, do meu passado, eu fiquei emocionado. Agora, era bom que todos os prefeitos viessem de baixo pra saber a situação da população, como eu vim. Eu sou caboclo mesmo, nasci na roça, me chamam de ‘borracheirinho’, eu sou borracheiro mesmo. Eu olho pra trás e sei da onde eu vim”.

No tocante a experiência parlamentar, sobre os paramentos de atuação de um gestor do poder legislativo e do poder executivo. O que irá mudar? Beto diz que nesses doze anos de Presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar nunca teve uma conta rejeitada. E que apesar das ‘fakes news’ que começaram a aparecer agora, ele tem tudo correto. Procuro trabalhar com uma boa equipe, formada pela competência de cada pessoa, que eu escolho dentro do município de São José de Ribamar. Ele aproveitou o espaço também para parabenizar o pequeno comerciante, pela coragem de lutar nesses tempos tão difíceis economicamente.

No bate-bola disse que o que o diferencia dos outros pré-candidatos é que ele conhece a realidade do povo ribamarense. E cogitou a possibilidade do advogado Edson Júnior compor a sua chapa eleitoral para candidatura a vice-prefeito.

Em relação novamente as ‘fakes news’, Beto das Vilas finalizou dizendo: “Quando a mentira vai na frente, a verdade vem atrás. O mal nunca prevaleceu o bem. E eu não abro mão da minha pré-candidatura porque foi o povo quem me escolheu, e só Deus pode mudar isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário