sexta-feira, 19 de junho de 2020

Conheça 5 benefícios imperdíveis do óleo de coco para a saúde



Do hidratante para a pele até o tempero da comida: versátil, substância pode ser usada das mais diferentes formas
Nas prateleiras do supermercado, ele não passa despercebido: o óleo de coco tem atrativos que vão desde os benefícios para a saúde até os produtos de beleza e higiene pessoal. Graças à sua versatilidade, pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar mais sabor e também para incluir em dietas de perda de peso.
De acordo com a médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, o óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina - um potente anti bactericida, antifúngico e antiviral, agindo diretamente na imunidade do organismo. 
Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e anti trombótico “Excelente para a prática de atividade física. Os ácidos graxos (gorduras), juntamente com carboidratos, contribuem para o fornecimento de energia durante exercícios de intensidade leve ou moderada e de longa duração. Quanto mais bem treinado o indivíduo, maior a capacidade de oxidação de gordura”, destaca a especialista.
Na estética, o óleo de coco traz bons resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico. De acordo com Sílvia Gomes, ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, o que resulta em fios com mais brilho e menor queda.  “O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso for alopecia idiopática (doença com a perda dos fios)”, detalha.
Alimentação
Esse óleo pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas. Na alimentação, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos. 
Monique Carvalho, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, sugere que o óleo seja usado no preparo das refeições que exigem refogar, cozinhar ou fritar as proteínas, o arroz e os legumes, por exemplo, pois mesmo exposto a altas temperaturas, mantém as suas propriedades. Mas ela pondera sobre o uso em excesso.
“Acontece de muita gente consumir o óleo puro e no preparo dos alimentos, e acaba ingerindo demais. O óleo de coco tem que ser usado corretamente e pode estar em qualquer dieta, mas é necessário procurar um nutricionista para verificar a quantidade recomendada para cada indivíduo”, pondera.
Para dar mais dicas sobre o poder desse alimento, listamos 5 benefícios imperdíveis. Veja!
1- Protege o fígado contra os efeitos do álcool
É um antioxidante natural, ajudando no combate aos danos causados pelos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento de algumas doenças.
2- Dá energia para o treino
O óleo de coco acelera o metabolismo e dá aquela energia para você malhar com mais disposição. E, se for combinado com uma xícara de café,  que estimula o sistema nervoso central e melhora o estado de alerta, torna-se um termogênico ainda mais poderoso para antes do treino. 
3- Recupera o cabelo danificado
O óleo de coco é rico em triglicerídeos e vitamina E, que forma um filme lubrificante no fio. Por isso, é um ótimo aliado na prevenção do ressecamento, na recuperação dos fios danificados pelo excesso de química e de calor da chapinha e secadores, e na proteção do frizz.
4- Hidrata e combate o envelhecimento da pele
Estudos indicam que o óleo de coco pode aumentar a elasticidade da pele, já que mantém a hidratação natural da derme, enquanto seus antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Além disso, nos dias de temperaturas muito baixas ou elevadas, ele atua como um ótimo hidratante labial.
5- Pode substituir os tradicionais óleos de cozinha
O óleo de coco é o mais indicado para cozinhar, pois, por ser um triglicerídeo de cadeia média, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais. Mas atenção, sem frituras em excessos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário